quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Obra de artista alemão é inaugurada em frente à Prefeitura

A obra “Casa de Água”, do artista contemporâneo alemão Heinz Mack, foi inaugurada nesta quinta-feira (24) em frente à Prefeitura de Curitiba. O trabalho é mais uma atração da Bienal Internacional de Curitiba, que acontece na capital até o dia 1º de dezembro.
A Bienal está tendo uma grande repercussão nacional e internacional. Este evento mobiliza vários setores da cidade por um grande período, sendo um fator de referência e um incentivo à produção local, consolidando Curitiba como uma cidade fortemente ligada à economia criativa e às artes”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet, durante a apresentação da obra.
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, disse que a população de Curitiba terá acesso a obra de um artista extremamente relevante na arte contemporânea. “Mack representa uma grande virada na arte contemporânea. É significativo que esta obra fique exposta na frente da Prefeitura, simbolizando que o poder público da cidade é um grande aliado dos artistas, da expansão da arte, do diálogo intercultural que ela nos propicia”.
Um dos fundadores do Movimento Zero, que revolucionou a arte contemporânea a partir do final dos anos 1950, Heinz Mack tem trabalhos estão expostos em mais de cem museus de todos os continentes. “Curitiba é a primeira cidade no Brasil a receber uma obra pública de Mack, que tem obras expostas em espaços urbanos nas principais cidades do mundo”, informou Luiz Ernesto Meyer Pereira, diretor geral da Bienal Internacional de Curitiba.
 “Casa de Água” é um prisma de vidro e água, construído com o patrocínio da construtora JL e com iluminação da Fael Luce do Brasil. A obra ficará exposta inicialmente durante 90 dias em frente à Prefeitura, podendo ser transferida para outro local da cidade após o período.

Doação - Em cerimônia também realizada nesta quinta-feira na Prefeitura, Pereira - ao lado de João Luiz Felix, presidente do conselho da Bienal, Joel Melquiades de Sousa e Benito Roberto Mincon, representantes do Banco Itaú - entregou ao prefeito de Curitiba o primeiro exemplar de uma obra que reúne poemas sobre Curitiba e seus ícones.
O livro foi organizado pela Bienal em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e terá exemplares doados a bibliotecas de escolas municipais, tubotecas, Faróis do Saber em Curitiba, além de bibliotecas, casas de leitura e centros de pesquisa e documentação de todo o país. A Bienal também irá distribuir para professores da rede municipal materiais educativos sobre as obras participantes do evento, que serão trabalhados em sala de aula.

Pereira também apresentou ao prefeito as bicicletas laranjas do Banco Itaú, que estão serão oferecidas gratuitamente ao público curitibano durante a Corrente Cultural, que se inicia no dia 3 de novembro e que também terá participação da Bienal Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário