quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Documentário reúne depoimentos sobre o teatro curitibano

Será lançado neste final de semana, no Teatro Novelas Curitibanas, um documentário feito a partir de depoimentos de atores e diretores sobre o teatro curitibano. Os depoimentos foram gravados no seminário “Os caminhos da formação do ator na cidade de Curitiba”, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba em julho de 2012.
Os depoimentos, gravados em dois DVDs, serão exibidos em três sessões, às 20h: dia 18 - Programa 1: Laércio Ruffa, João Luiz Fiani e Fátima Ortiz; dia 19 - Programa 2: Marina Machado, Mauro Zanatta e Márcio Mattana; e dia 20 - Programa 3: George Sada, Jucelino Zílio e Fernando Klug. Cada programa tem duração de 55 minutos aproximadamente. Ao final das exibições, o público receberá o DVD gratuitamente. A entrada é franca.
O seminário foi realizado durante três dias (4, 5 e 6 de julho de 2012), no Teatro do Paiol. Foi um evento dedicado a discutir a formação do ator (profissional e não profissional) em Curitiba. Além de ter o maior festival de teatro do país, a cidade se destaca entre as capitais por possuir o maior número de escolas particulares e públicas de formação de atores.
Para o seminário foram convidados artistas-pedagogos que se dedicam à formação dos aspirantes à carreira. A mediação das discussões ficou a cargo do professor de Estudos Teatrais na UFPR, Walter Lima Torres. O intuito da proposta foi traçar um panorama geral sobre o tema, estabelecendo um ambiente de trocas e relatos de experiências sobre os meios de formação e a condição de trabalho dos professores de teatro na cidade.
Nesses encontros discutiu-se a real situação da formação do ator não somente do ponto de vista técnico em seus diversos níveis e formatos – curso livre, técnico e universitário – mas também as principais tendências, os fundamentos estéticos, os valores éticos e culturais que vêm sendo difundidos nos últimos anos.
Cada um dos três programas tem duração de 55 minutos aproximadamente e ao final das exibições, o público receberá o DVD gratuitamente. A entrada é franca. Classificação etária: 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário