sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cultura cubana em destaque na programação da FCC

A programação da Fundação Cultural de Curitiba tem duas atividades dedicadas à cultura cubana a partir desta sexta-feira (25): a Jornada de Cinema Cubano, de 25 a 28 de outubro, na Cinemateca, e a palestra com o premiado escritor cubano Atílio Caballero, dia 29 (terça-feira), às 19h, no Palacete Wolf. Os dois eventos comemoram o Dia da Cultura Cubana, celebrado em 20 de outubro, e são realizados em parceria com a Representação de Cuba no Paraná.
Na estreia da Jornada de Cinema Cubano, na sexta-feira, às 19h, também será aberta uma exposição fotográfica do artista plástico Miguel Angel Arcay inspirada na poesia de amor de José Martí Perez (1853-1895), o grande mártir da independência de Cuba. Na ocasião, além do artista, também estarão presentes, como convidados, o escritor Atílio Jorge Caballero e a doutora em Filologia Espanhola Esperanza Diaz Díaz.
Atílio Caballero profere uma palestra, na terça-feira, no Palacete Wolf, sobre Narrativa Contemporânea Cubana. O escritor falará sobre as tendências mais importantes que caracterizam a narrativa cubana a partir de 1980. Atílio Caballero tem vários livros publicados e tem também importante atuação como dramaturgo, diretor teatral e tradutor. Sua obra é publicada na Espanha e detentora de vários prêmios, entre eles, um dos mais importantes em Cuba – o Premio Alejo Carpentier de Contos 2013, com o livro “Rosso lombardo”.

Cinema - A programação da Jornada de Cinema Cubano traz documentários, filmes de ficção e animação, apresentando um panorama atual da produção cinematográfica daquele país. Todos os filmes têm entrada gratuita.

Dia 25 – 19h:
JOSÉ MARTÍ, O OLHO DO CANÁRIO | José Martí: El ojo del canario (Cuba, 2010 – 120 min – ficção histórica – DVD).
Direção: Fernando Pérez
Inspirado na infância e adolescência de José Marti, até completar dezesseis anos e se tornar preso político em Cuba.
Classificação 12 anos

Dia 26 – 16h30 e 19h:
BOLAS DE SABÃO | Pompas de jabón (Cuba, 2004 – 66 min – ficção – DVD).
Direção: Charly Medina
Fernanda é uma jovem que sai com estrangeiros para resolver suas necessidades econômicas. Conhece um segredo de seu passado familiar que lhe fará tomar decisões importantes em sua vida.
Classificação 14 anos

Dia 27 – 16h30 e 19h:
ENTRE MARX E UMA MULHER NUA | Entre Marx e una mujer desnuda (Equador, 1996 – 92 min – ficção – DVD).
Direção: Camilo Luzuriaga
O filme mostra a atormentada relação de um grupo de jovens ativistas com sua realidade, a filosofia marxista e o sexo, durante a década de 60, no Equador, quando a revolução parecia estar logo na esquina e onde tudo era proibido, até o amor.
Classificação 16 anos

Dia 28 – 16h30:
TIC-TAC (Cuba, 2008 – 6 min – animação) Direção: Alien Ma.
LOS PUROS (Cuba, 2008 – 3 min – animação). Direção: Eilyn Prieto
LA SEMILLA (Cuba, 2008 – 2 min – animação). Direção: Niels del Rosário Bermúdez.
A REVOLUÇÃO CUBANA EM IMAGENS | La Revolución Cubana em imágenes (Cuba, 1999 – 48 min. – documentário – DVD).
Direção: Adolfo Marino
Documentário por ocasião dos 40 anos da Revolução Cubana. Realizado a partir das imagens do arquivo histórico do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). Versão original em espanhol.
Classificação livre
19h:
MADRIGAL (Cuba, 2007 – 112 min – drama – DVD).
Direção: Fernando Pérez
Javier é um jovem ator e escritor inventivo. Ele embarca num romance com Luisita, moça de segredos e complexos. A simbiose entre o que escreve e o que vive com Luisita desgastam a relação. Incapaz de separar imaginação de realidade, Javier cai vítima do próprio jogo e Luisita desaparece. Quinze anos depois, Javier transforma a relação em literatura. A história que escreve recria o acontecido de forma simbólica. Novamente, Javier perde as fronteiras entre realidade e ficção.

Classificação 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário