quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mostra no Cine Guarani apresenta filmes sobre cultura nipo-brasileira

O Cine Guarani - Portão Cultural exibe - de 25 a 31 de outubro - a Mostra de Cinema Nikkei de Curitiba, apresentando filmes que retratam a vida dos imigrantes japoneses e de alguns expoentes da arte e da cultura nipo-brasileira. A mostra, composta por filmes de curta e longa-metragem, comemora os 105 anos da imigração japonesa no Brasil. A entrada é franca e a indicação etária é 12 anos.
O fotógrafo Haruo Ohara (foto), o cineasta Hikoma Udihara e o animador Ypê Nakashima são alguns desses imigrantes retratados nos filmes. Eles chegaram e se tornaram caçadores ou produtores de imagens, registrando o seu cotidiano e também as cidades em que viviam, colaborando na composição de uma iconografia sobre a vida dos japoneses no Brasil. Além de Udihara, em Londrina, a cineasta Olga Futemma, em São Paulo, foi um dos que melhor captaram a vida dos imigrantes.
A mostra inclui a produção de Rodrigo Grota, em Londrina, registrando o trabalho de Haruo Ohara e outros japoneses da região, o documentário de Roberval Machado e José Padilha, homenageando o artista Claudio Seto, e o filme de Cacá Vicalvi e Zezo Cintra sobre a artista plástica Tomie Ohtake.



Nenhum comentário:

Postar um comentário