terça-feira, 22 de outubro de 2013

Madrigal da UFPR lança seu primeiro CD

O concerto de lançamento do CD com a obra Membra Jesu Nostri de Buxtehude integra as comemorações do centenário da Universidade Federal do Paraná. A apresentação acontece nesta terça-feira, às 20h30, no Teatro da Reitoria (XV de Novembro 1299, Curitiba, Centro).
A obra “Membra Jesu Nostri” (Os Membros de Nosso Senhor Jesus) foi escrita em 1680 por Dietrich Buxtehude, compositor e organista teuto dinamarquês do período barroco, sob poesia atribuída ao monge Arnulf de Louvain, poeta belga que viveu entre os anos 1200 e 1250. A peça é composta por sete cantatas, e cada uma aborda um membro diferente do corpo do Senhor, começando pelos pés e subindo para a cabeça.
Na gravação do CD Membra Jesu Nostri, o Madrigal da UFPR busca executar essa obra consciente de que a música de Buxehude nutre-se do silêncio contemplativo presente na poesia do monge Arnulf de Lovain”, explica Alvaro Nadolny, diretor musical do grupo e maestro do Coro da UFPR.
Madrigal da UFPR - surgiu através do Coro da UFPR em 2010, e em 2012 foi reconhecido como o mais novo Grupo Artístico oficial da Instituição. Seu objetivo é o aprimoramento no estudo da técnica de canto erudito, para tanto os cantores estudam individualmente o repertório e se reúnem somente para ensaios em conjunto na finalização de cada peça.
O responsável pelo grupo e também integrante, Cláudio de Biaggi dá suporte aos colegas nos estudos de música, repertório e organização administrativa, enquanto a direção artística fica por conta do maestro Alvaro Nadolny.
Para essa apresentação do Madrigal da UFPR a entrada será franca. Pode ser feita a doação de1 kg de alimento não-perecível em prol da APAV (Associação Paranaense Alegria de Viver), que atende crianças carentes infectadas pelo vírus HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário