terça-feira, 15 de outubro de 2013

MuMA apresenta obras fotográficas de artistas da Bauhaus

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural inaugura nesta quinta-feira (17), às 19h30, uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto” reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.
A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans. 
O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.
No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de
Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. No dia da abertura da exposição serão sorteados 20 exemplares desse catálogo. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

A exposição “bauhaus.foto” fica aberta à visitação até o dia 15 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A entrada é franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário