quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cineclube Sesi tem intensa programação em outubro

Os filmes preferidos do crítico de cinema francês, André Bazin, fazem parte da programação do Cineclube Sesi no Centro Cultural do Sistema Fiep para o mês de outubro. Importante figura do pensamento cinematográfico, Bazin colocou a crítica de cinema no mapa do cânone, lançou as bases para o Cinema Moderno, além de ser, até hoje, um dos pensadores mais relevantes para a reflexão sobre o realismo cinematográfico.
Segundo Miguel Haoni, curador do Cineclube Sesi, a escolha por André Bazin foi norteada pela sua importância para o amadurecimento do pensamento cinematográfico. “Os filmes do ciclo são os filmes de cabeceira do crítico, e os que melhor materializam a sua teoria”, explica Miguel. As sessões do Cineclube Sesi no Centro Cultural Sistema Fiep (av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico) acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h30, com entrada franca. Serão exibidos os filmes “A Regra do Jogo”, de Jean Renoir (dia 10, classificação livre); “Soberba”, de Orson Welles (dia 17, classificação livre); “Stromboli”, de Roberto Rossellini, (dia 24, classificação livre) e “Diário de um Pároco de Aldeia”, de Robert Bresson, (dia 31, classificação livre).
Já o Cineclube Sesi Portão (rua Padre Leonardo Nunes, 180) apresenta uma sequência de filmes dentro de um conceito de produções que mesclam o lado comercial do cinema, mas sem deixarem de ser artísticas. A intenção é cativar o interesse do público para um olhar crítico sobre a sétima arte. Os filmes abordam também o gênero de terror, tão estigmatizado pela indústria cinematográfica. As sessões ocorrem nas quartas-feiras, às 19h30 e serão exibidos os filmes “Retrato de Mulher” de Fritz Lang (dia 16, classificação 14 anos) e “A Mulher Por Trás da Máscara” (dia 30, classificação 16 anos), de Scott Glossermann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário