terça-feira, 22 de outubro de 2013

Documentário sobre nascimento da Petrobras será exibido na éParaná

O programa Memória do Brasil, exibido pela TV éParaná, quartas-feiras, às 23h, leva o telespectador para o passado recente do País com os documentários de Jean Manzon. O programa é apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro e pode ser assistido pelo canal 9 e em www.rtve.pr.gov.br.
No primeiro bloco do programa, “O que é a Petrobras”, produzido em 1955, mostra como surgiu a empresa: as primeiras prospecções na Amazônia, homens saltando de barcos e caminhando por igarapés com água pela cintura, ceifando o mato das margens. São “os bandeirantes do petróleo”, como Manzon os chamou.
A saga ganha dramaticidade na voz de Luiz Jatobá, revelando como eles furaram os primeiros poços em Nova Olinda, às margens do Rio Madeira, e como era o dia a dia nos acampamentos. O petróleo que, como diz o texto, “dormia no solo amazônico”, começava a ser conquistado.
“A Constituição acima de tudo” é o destaque do segundo bloco do programa. Produzido em 1962, faz um resumo das crises institucionais no Brasil da década de 1950 e início dos anos 1960, a começar pela convulsão provocada pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954. São imagens da porta do Palácio do Catete, no Rio, no dia da morte do presidente, e também as cenas impressionantes do cortejo fúnebre, passando em meio aos milhares de pessoas chorando pelas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário