sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cinemateca exibe filme “A Polaca” neste sábado e domingo, com entrada gratuita

A Cinemateca de Curitiba exibe o filme “A Polaca”, de Fernando Severo, nestes sábado e domingo (dias 19 e 20), na sessão das 17h. O filme esteve em cartaz na última semana no Cine Guarani, mas devido à sua repercussão será apresentado neste final de semana, com entrada franca.
O mais novo documentário do diretor Fernando Severo conta a história de Hedwiges Mizerkowski, retratada pelo pintor italiano radicado em Curitiba, Guido Viaro, no quadro “A Polaca” (1935). O quadro é considerado a obra-prima do artista e o melhor retrato brasileiro pintado na década de 1930.
Hoje com 104 anos, a musa de Viaro foi retratada quando tinha em torno de 25. A identidade da moça retratada só se tornou conhecida em 2007, quando a própria Hedwiges se deparou com o seu retrato em uma visita que fez a uma exposição no Museu Oscar Niemeyer.
Além de depoimentos da própria Hedwiges, o filme traz considerações de críticos e ex-alunos de Viaro sobre a obra. “A Polaca” voltará em cartaz no Cine Guarani na segunda quinzena de novembro.
A Cinemateca de Curitiba está situada na rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário