quinta-feira, 31 de outubro de 2013

João Egashira convida Paula Santoro para show no Teatro do Paiol

Um encontro entre o violonista paranaense João Egashira e a cantora mineira Paula Santoro promete desafiar a fronteira musical entre o instrumento e a voz. Essa é, em resumo, a proposta do show que acontece na sexta-feira (1º) e sábado (2), às 20h30, no Teatro do Paiol. No palco o violonista e a cantora vão apresentar um repertório que mescla canções e música instrumental e serão acompanhados João Pedro (acordeon), Iê dos Santos (percussão) e Rafael Vernet (piano). O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
O diretor musical e produtor do projeto, João Egashira, conta que para montar o programa das apresentações foram escolhidos compositores que possuem obras relevantes, tanto canções quanto composições instrumentais. “Percebemos em meio à pesquisa que alguns dos mais importantes compositores brasileiros buscaram expressar o sentimento humano usando a música, contendo ela texto ou não”, explica. Assim, no repertório destacam-se obras de Pixinguinha, Guinga, Baden Powell e do maestro parnaguara Waltel Branco.
Para Egashira, a voz humana é um dos instrumentos mais perfeitos que existem. Por isso, chamou para dividir esse projeto a cantora Paula Santoro, que ele considera uma das mais importantes intérpretes da sua geração. ”A Paula pode ser considerada um instrumento a serviço da canção, e principalmente da música, pois tem uma técnica e uma afinação extraordinária”.
Por outro lado, o músico conta que, ao lado de seus convidados, vai tentar se comunicar, aproximando a linguagem do seu instrumento à linguagem humana. “Um dos maiores elogios que se faz a um músico é dizer: ‘Puxa, ele fala com o instrumento!’. Esse é o nosso anseio nessas apresentações”. Egashira acredita que em vários momentos do show será possível eliminar a fronteira do instrumental e da canção e entender tudo com uma simples palavra: “música”.

João Egashira – Uma das principais atividades que Egashira atualmente exerce é a direção artística da Orquestra À Base de Corda. A Orquestra possui um trabalho instrumental autoral consistente e ao mesmo tempo tem tido como convidados alguns dos principais cantores do país: Mônica Salmaso, Ná Ozzeti, Paulinho da Viola e Zeca Baleiro entre outros.
Ao longo de sua carreira, João é sempre requisitado para trabalhar ao lado de cantores em shows e gravações. É compositor de música instrumental com ênfase no choro, trabalho este iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba.

Paula Santoro – É uma das grandes intérpretes da sua geração. Nascida em Belo Horizonte, há anos está radicada no Rio de Janeiro. Com diversos trabalhos em palco, estúdios de gravação e televisão, ela ganhou maior projeção a partir de 2002, quando conquistou o terceiro lugar no V Prêmio Visa de Música. Já cantou ao lado de Chico Buarque, Guinga, Toninho Horta, Alcione, Flávio Venturini, Nelson Angelo, entre outros.
É uma das poucas artistas brasileiras que já se apresentou no programa “Later with Jools Holland” da BBC de Londres, cantando no palco ao lado de Amy Winehouse.


As apresentações de João Egashira e Paula Santoro têm ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e são indicadas para maiores de 12 anos. Informações: 3213-1340. Após a apresentação de sábado haverá um bate-papo entre o violonista e a cantora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário