sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Concerto em tributo a Franz Schubert no Teatro Positivo

Em homenagem a um dos maiores compositores do século XIX - quem marcou a passagem do estilo clássico para o romântico e produziu mais de 600 canções, óperas, sinfonias, sonatas -, a Universidade Positivo oferece neste domingo (13), um concerto dedicado a Franz Schubert. A apresentação fica a encargo do Quinteto com Piano, composto por Luiz Guilherme Pozzi, no piano; Winston Ramalho, no violino; Leila Tascheck, na viola; Samuel Pessati, no violoncelo; Martinho Lutero Klemann, no contrabaixo. No espetáculo será apresentada uma das grandes obras de Schubert, a canção "Die Forelle" (A Truta).
Realizado desde 2005, o projeto "Domingo no Campus" é uma série de música erudita de câmara promovida pela Coordenadoria de Cultura da Universidade Positivo e oferece, aos domingos pela manhã, concertos musicais a preço acessível à população e exposições didáticas sobre as obras apresentadas. As apresentações acontecem no Teatro Positivo – Pequeno Auditório.

A obra - Conta-se que certa vez Franz Schubert, em uma de suas idas a cidade austríaca de Steyr, foi apresentado ao violoncelista Sylvester Paumgartner, quem propôs e encomendou ao compositor a criação de uma obra de câmera com violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano. O resultado se tornou um clássico da música de câmera, "Die Forelle" (A truta). A obra que só viria a ser publicada em 1829 – um ano após o falecimento de Schubert –, provavelmente estreou na casa de Paumgartner. Nessa ocasião o compositor estava com 22 anos.
O título foi concebido em razão ao quarto movimento, o Andantino, um tema com variações. O assunto foi inspirado em uma canção que escrevera em 1817, a qual contava a história de uma truta que nadava despreocupada e alegremente no rio quando foi fisgada pelo anzol de um pescador.

A apresentação da obra de Schubert acontece às 11h e o valor dos ingressos não foi divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário