quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Etnias que formam o Paraná estão no éCultura especial

(AEN) - O éCultura especial desta sexta-feira (18) vai tratar das culturas vindas de outras partes do mundo que ajudam a formar o Estado. A apresentadora do programa, Tati Ayres, vai bater papo com Rosa Osaki, vice-diretora de Educação da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, com Andrea Mendes de Oliveira, doutoranda em antropologia social, etnologia indígena, e Roberto André Oresten, presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil.
Os três especialistas comentam suas vivências étnicas. A trilha sonora fica por conta da banda Edith que apresenta seu novo trabalho o CD “Sing Song”. A cantora é suíça radicada em Curitiba e trabalha sua carreira com canções de diversas regiões do mundo, cantadas em diferentes línguas e inúmeras influências.
E para ilustrar as principais manifestações da cultura ucraniana, o éCultura especial vai exibir cenas do filme “Ivan – de volta para o passado” (foto), de Guto Pasko, que trata de um ucraniano que se refugia no Brasil na época da Segunda Guerra e só consegue retornar à sua terra natal aos 91 anos. O filme será lançado em fevereiro. Tem ainda cenas de outro filme do diretor chamado Made in Ucrânia. O programa vai ao ar às 18h30, na TV éParaná (Canal 9), com reprise no sábado (19), às 13h30, e domingo (20), às 17h30.
O programa tem também reportagem especial da jornalista Vivi Carpes sobre as culturas vindas de fora do Brasil que marcam o Estado, especialmente a Capital; vídeos com apresentação das manifestações muito conhecidas dos paranaenses e que ajudam a representar a cultura japonesa, indígena e ucraniana; e a história do artista plástico José Antônio de Lima, nascido em Sacramento (MG) e formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina.
Com exposições nacionais e internacionais, o artista se diferencia por atuar em vários segmentos das artes plásticas como pintura, desenho e escultura.

OUTROS PROGRAMAS - No sábado (19), às 16h30, o Duo Family e alunos de música Pedro Antônio e Júlia se apresentam no Terra Canção. Às 22h, a TV éParaná exibe o éShow com Carlos Machado – longe e outras canções. A apresentação do músico curitibano, que cresceu em Londrina, foi gravada no Guairinha.
Com passado de baixista da banda de metal Sad Theory, Machado apostou em sonoridades limpas na gravação, tocando violão ao lado de uma banda composto por Flávio Lira (baixo acústico), Ronaldo Jr. (teclado) Alisson Irala (guitarra) e algumas participações de seus parceiros.
 “Longe de outras canções” reúne um apanhado de músicas que marcaram a trajetória do compositor desde 2008. Atualmente está gravando álbum “Los Amores de Paso”, coletânea com 12 de suas músicas regravadas em versões em espanhol que serão apresentadas na Espanha e Argentina.
Para fechar a programação cultural do fim de semana, no domingo (20), às 18h30, tem éDocumentário “Tambores da Ilha” que traz a magia do Tambor de Crioula, manifestação cultural afro-brasileira que une percussão, dança, poesia, canto e religiosidade popular.
Ao ar livre ou em terreiros, sozinho ou associado a outros eventos, o Tambor de Crioula não tem calendário fixo e é praticado especialmente em louvor a São Benedito. Em Tambores da Ilha, idealizado e dirigido por Edemar Miqueta e Evandro Martin, o telespectador vai conhecer um pouco mais desta tradição que vem do século XIX, criada por escravos e seus descendentes como forma de lazer e de resistência à opressão do regime escravagista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário