quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cinemateca apresenta mostras do Seminário Nacional de Cinema da FAP

A Cinemateca de Curitiba tem como programação neste final de semana as mostras do 2º Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva, promovido pela Faculdade de Artes do Paraná. Uma das atrações é a pré-estreia do documentário “Serra Pelada: a lenda da montanha de ouro”, de Victor Lopes, que estará presente para participar de uma mesa-redonda.
O seminário tem uma programação extensa, que pode ser conferida no site www.cinemaemperspectiva.com.br. Na Cinemateca será realizada a mesa-redonda “Estratégias de elaboração e defesa de pitching” (dia 18, às 19h), seguida da pré-estreia do filme “Serra Pelada: a lenda da montanha de ouro” (dia 18, às 21h), e o programa “Mostra o teu que eu mostro o meu” (dias 19 e 20, das 19h às 22h).
A mesa-redonda “Estratégias de elaboração e defesa de pitching” tem o objetivo fornecer informações aos produtores sobre essa etapa do processo de seleção de projetos pelos editais de patrocínio direto ou indireto às produções cinematográficas. O “pitching” consiste na defesa oral do projeto e é um mecanismo que vem sendo cada vez mais utilizado pelas comissões de seleção das leis de incentivo à cultura.
O debate será mediado pela presidente da AVEC – Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, Salete Sirino, e contará com a participação do diretor e roteirista Victor Lopes, que aproveita a ocasião para falar do seu documentário sobre Serra Pelada. O filme conta a história da maior corrida de ouro do século XX e entrevista garimpeiros que trabalharam na região, no coração da Floresta Amazônica. Estima-se que 115 mil homens foram para o garimpo, de onde conseguiram extrair 100 toneladas de ouro.

No sábado e domingo, das 19h às 22h, a seleção “Mostra o teu que eu mostro o meu” apresenta filme dos alunos do Curso de Cinema da FAP. As sessões serão seguidas de debates com os realizadores dos filmes. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário