terça-feira, 29 de outubro de 2013

Grupo da UFPR é atração na Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebe nesta quarta-feira (30), o espetáculo musical “Festino - Comédia Madrigalesca”, do grupo Madrigal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento acontece a partir das 15h no auditório Paul Garfunkel e faz parte da programação do projeto mensal “Aventuras Musicais”, promovido pela Seção Infantil da BPP. A entrada é franca.
O gênero madrigal faz parte do período da música Barroca e se caracteriza pelas narrativas de tom heroico e pastoril. “Festino – Comédia Madrigalesca” foi escrito pelo compositor italiano Adriano Banchieri em 1608 e é um dos primeiros madrigais representativos do século XVII, inspirado na “commedia dell'arte”. Para a montagem, o Madrigal da UFPR conta com elementos cênicos, como figurinos e cenários, que ajudam na contextualização da obra.
O grande propósito do compositor é satirizar, brincar com as teorias musicais de sua época, principalmente com o 'contraponto' (arte de juntar uma ou mais partes melódicas em uma peça musical), muito presente naquele momento. Banchieri provou ser possível usar uma grande mistura de técnicas ou ferramentas em uma mesma obra”, explica Alvaro Nadolny, diretor musical do grupo.

O projeto - Realizado mensalmente, o projeto “Aventuras Musicais” é uma iniciativa da Seção Infantil da BPP. As apresentações têm a finalidade aproximar o universo literário e o infantil por meio da música.

Mais informações na Seção Infantil da BPP: 3221-4980 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário