sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cantora curitibana lança álbum no encerramento da Festa Literária do Medianeira

Após lotar o Teatro Paiol em junho deste ano com dois shows, a cantora curitibana Juliana Cortes novamente lança seu disco de estreia, desta vez no encerramento do FLIM – Festa Literária do Medianeira neste sábado (26) às 21 h. O disco, intitulado “Invento”, apresenta características da musicalidade do sul do Brasil e agrega elementos da canção contemporânea, jazz, experimental e latina.
O álbum, que vem repercutindo nas rádios de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, reforça o bom momento da música popular curitibana, seus intérpretes e compositores. A poética do sul é o foco do trabalho, que ganhou um instrumental ousado, mosaico construído pela percussão universal de Vina Lacerda, do baixo de seis cordas do virtuoso Ronaldo Saggiorato e da guitarra minimalista de Luis Otávio Almeida, que assina parte dos arranjos.
Para o show no FLIM, Juliana e grupo pontuam a fusão da literatura com a música, claramente percebidos na construção do disco que nasceu da leitura do livro “A Estética do Frio” de Vitor Ramil, que também gravou com Juliana na canção “O Velho Leon e Natália em Coyoacán” poema musicado de Paulo Leminski. No repertório do show, Juliana Cortes e trio apresentam obras de Paulo Leminski, Carlos Careqa, Chico Mello, Alexandre Nero, Vitor Ramil, Junio Barreto, Estrela Leminski e Leo Minax além de canções argentinas e um improviso sobre um tema tradicional em guarani, do repertório paraguaio.
Dentre os destaques do trabalho, estão as músicas “Que horas não são” que tem nuance árabe e foi gravada parcialmente em Londres e a música “Indo ao pampa” que situa o disco geograficamente e revela o lado feminino da canção do sul brasileira. Esta epopeia gaúcha, com duração de cinco minutos, serviu para que Juliana fosse apontada como das principais intérpretes de Vitor Ramil.

O show será realizado na Tenda Literária, montada no Colégio Medianeira (Av. José Richa, 10546 - Prado Velho) e o que for arrecadado com os ingressos - que custam R$ 2,50 - serão doados para a campanha “Um Dólar Pelo Haiti”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário