sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Centro Cultural Sistema FIEP abriga mostra “Cena Raul Cruz”

A exposição "Cena Raul Cruz" apresenta ao visitante do Centro Cultural Sistema FIEP uma abordagem abrangente da obra de Raul Cruz ao apresentar simultaneamente parte de sua produção de pinturas, desenhos, gravuras, teatro, performance e textos.
O desejo da exposição e de seus desdobramentos é construir diálogos entre as linguagens, buscar uma pluralidade de discussões poéticas e conceituais do artista e estabelecer novas leituras de seu importante legado artístico. Junto a essa construção curatorial outro objetivo é o de reposicionar-se frente às décadas de 80 e início de 90 no Brasil, a suas transformações sociais e políticas, e construir outras narrativas da história da arte além das leituras já tornadas hegemônicas, seja local ou nacionalmente. O espaço expositivo é permeado por textos de alguns críticos e artistas dialogando momentos específicos de sua obra.
Além da exposição, serão apresentados alguns diálogos artísticos com outras poéticas dos anos 80 e 90, como Luiz Henrique Schwanke, José Leonilson e Hudinilson Jr. e, dessa maneira, ensaiar similaridades e diferenças na produção das artes visuais nacionais.
Juntamente com estas ações, a mostra "Cena Raul Cruz" estabelece diálogos e continuidades com organizações culturais da cidade de Curitiba, expandindo sua problemática e incitando pensamentos vivos entre artistas de diversas linguagens na cidade – Cia. Senhas, Casa Selvática, Bicicletaria Cultural, Editora Medusa e Inusitada Cia estarão presentes com programações artísticas específicas e em sintonia com a exposição. Além das ações citadas, um catálogo será lançado no início de 2015 com uma antologia de textos sobre Raul Cruz, base para futuras pesquisas e uma reflexão mais densa sobre sua exposição.
A exposição “Cena Raul Cruz” abre neste sábado (23), às 10h00 e pode ser visitada de 24 de agosto a 19 de outubro, de quarta a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca. Centro Cultural Sistema FIEP está situado na avenida Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário