sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Maestro italiano ministra aula especial no Conservatório de MPB de Curitiba

A primeira semana de agosto reserva uma atração internacional com o maestro e acordeonista italiano Antonio Spaccarotella, que ministra masterclass de acordeom no Conservatório de MPB de Curitiba. Resultado de uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com a Quitanda Musical Produções Artísticas, de São Paulo, a masterclass terá duas edições, na segunda e na terça-feira (4 e 5), das 13h às 17h. A programação completa-se com espetáculo gratuito de Spaccarotella no Teatro do Paiol, às 20h da próxima segunda-feira (4).
As inscrições para a masterclass já estão abertas e podem ser feitas somente pelo endereço eletrônico inscrição.masterclass@gmail.com. Os interessados devem optar por uma das aulas, com 15 vagas cada uma, sendo que os inscritos receberão instruções para o pagamento de uma taxa de R$ 200,00. Informações pelos telefones (11)98441-7054 e (41)3321-3318.
A iniciativa permite aos participantes o acesso à técnica incomparável de Antonio Spaccarotella, obtida por meio de aperfeiçoamento contínuo em diversos países. Nascido em Cetraro (Consenza, Itália), o músico iniciou os estudos de acordeom aos 13 anos de idade. Formado em Jazz para Acordeom e História do Jazz e Arranjo Contemporâneo, também realizou cursos com os italianos Nicola Pisani, Luciano Biondini e Claudio Jacomucci, Zubitsky Vladimir (Rússia), Frederic Deschamps (França) e Väyrynen Mika (Finlândia), entre outros.

O espetáculo – No show agendado para o Teatro do Paiol, às 20h desta segunda-feira (4), com entrada franca, o público curitibano poderá conferir o talento de Antonio Spaccarotella, reconhecido mundialmente pela versatilidade musical. Atualmente, o instrumentista integra vários projetos de arte na Itália, com apresentações em países como França, Espanha, Suíça, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Finlândia, Holanda, Hungria, Irlanda, Escócia, Inglaterra, Nova Zelândia, Coreia do Sul e China.
A primeira turnê brasileira do músico aconteceu em 2013, passando pelos estados de São Paulo, Paraíba e Ceará. Convidado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou uma parceria com a turma de Acordeom do curso de Música, inserindo um projeto inovador, “Accordion Advance – Projeto de Formação Internacional (Itália – Brasil)”, que tem como proposta um curso profissionalizante de música à distância, com método de ensino criado pelo próprio Spaccarotella. Outro destaque dessa sua passagem pelo Brasil foi a apresentação no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, junto com Oswaldinho do Acordeom, num dueto que se tornou histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário