quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição da artista paranaense Eliane Prolik

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (7), a partir das 19h, a exposição “Da Matéria do Mundo”, da artista Eliane Prolik. A mostra apresenta a instalação “Atravessamento” e três núcleos de esculturas. A entrada na abertura é gratuita.
Com curadoria de Ronaldo Brito, e Denise Bandeira como assistente de curadoria, a exposição se apropria de materiais industriais que possibilitam o desencadeamento de formas abertas e comunicantes relacionadas ao sentido fluido e emblemático da vida contemporânea. A instalação "Atravessamento", de 160 metros quadrados de eletrocalhas, envolve e captura o espectador com seu engenho, rumor e desvios. A natureza escultórica de sua obra responde à presença física e à experiência ampliada da percepção do corpo em movimento em interações e tensões junto ao lugar, a arquitetura e a cidade.
Para o curador da exposição, “Da Matéria do Mundo” diz respeito não somente à aparência do mundo contemporâneo, seu aspecto anônimo e industrial, mas à essência de sua forma: o modo aberto, serial e repetitivo como se organiza, no limite do aleatório, estranho com certeza às noções tradicionais de harmonia e equilíbrio. Metafórica e concretamente, as esculturas de Eliane Prolik convidam a um verdadeiro embate físico que pode muito bem vir a se transformar em disponibilidade lúdica”, analisa.
A diretora cultural do MON, Estela Sandrini, ressalta que, “muitos dos trabalhos apresentados nesta exposição foram criados para as salas do MON, a fim de estreitar as relações entre a obra, a arquitetura do espaço e a experiência sensorial do espectador”.

Eliane Prolik - Curitibana, a artista é graduada em Pintura e possui especialização em História da Arte do século 20 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Desde o final dos anos 1980 trabalha com escultura, objeto e instalação. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como 25ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo (2002 e 1987), I Bienal do Mercosul (1997), Bienal Brasil Século XX (1994), Panorama da Arte Brasileira (1995 e 1991), O Estado da Arte - 40 anos de Arte Contemporânea no Paraná 1970-2010 (2010) e PR/BR - Produção da imagem simbólica do Paraná na cultura visual brasileira (2013), Museu Oscar Niemeyer. Entre suas exposições individuais destacam-se Projeto Octógono, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2004) e Capulus, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo (2003). Recebeu premiações no Salão Nacional e Salão Paranaense. Integra os coletivos de arte Bicicleta, Moto Contínuo e Escultura Pública, além de projetos institucionais no contexto paranaense.

Quinta + MON - No dia da abertura, 7 de agosto, também acontece o Quinta +MON, dia em que o museu fica aberto das 10h às 20h, e a partir das 18h a entrada é gratuita para todas as exposições. O visitante pode aproveitar a oportunidade para conferir: Reflexos - fotografias de Mariana Canet; Frida Kahlo - As suas fotografias; Histórias do Acervo MON - em aberto; João Turin - vida, obra, arte; Tupi or not Tupi; As origens do fotojornalismo no Brasil - um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960); Plumária - Arte maior do indígena brasileiro; Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa – José Bechara; A expressão de Freyesleben; Museu em Construção, Cones, Espaço Niemeyer e o Pátio das Esculturas. Além disso, loja e café também ficam abertos até as 20 horas. Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário