segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Livros do Museu Paranaense são disponibilizados na internet

Como o objetivo de difundir a história do Paraná, desde 2013 o Museu Paranaense oferece ao público uma série de publicações em formato impresso e em edição eletrônica. A coleção de livros "Teses", com cinco livros publicados, e o livro "Personagens da História do Paraná" estão disponíveis para acesso online no site do museu www.museuparanaense.pr.gov.br.
Os títulos da coleção "Teses" abordam desde a história do museu no tempo de Romário Martins, no início do século XX, até as eleições de 1954 em Curitiba, passando pela biografia de Telêmaco Borba, pela vila indígena que deu origem a Guarapuava e pela cidade espanhola de Vila Rica em território paranaense. Está em projeto a publicação de outros cinco títulos até o final deste ano. As obras serão sobre Santa Felicidade, o Contestado, imigrantes vindos ao Paraná, pinturas rupestres e arqueologia histórica.
Já o livro "Personagens da História do Paraná" apresenta retratos e biografias de mais de 150 homens e mulheres. São quadros pintados por artistas consagrados e anônimos, que registraram políticos, empresários, artistas, militares, médicos, escritores, religiosos e mulheres que ajudaram a moldar a identidade paranaense.
Com essa iniciativa o Museu Paranaense busca a democratização da história do Estado, usando a oportunidade para publicar estudos científicos inéditos, disponibilizados também em versão impressa, à venda pela Sociedade de Amigos do Museu.

Museu Paranaense - Uma das mais antigas instituições museológicas em funcionamento no Brasil, o Museu Paranaense tem se mantido no cenário cultural e científico brasileiro como promotor de importantes contribuições à história, antropologia e arqueologia do Paraná, desde sua fundação, em 1876.


Nenhum comentário:

Postar um comentário