terça-feira, 19 de agosto de 2014

Escultura de João Turin será recolocada na Praça Santos Andrade

Depois do retorno das estátuas de Tiradentes e da onça batizada de “Luar do Sertão”, na rotatória do Centro Cívico, chegou a vez da recolocação da “Águia de Haia”, escultura feita por João Turin, que integra o monumento a Rui Barbosa localizado na Praça Santos Andrade.  A recolocação acontecerá nesta quarta-feira (20), às 10h.
Retiradas de locais públicos no ano passado, uma série de obras do artista paranaense foram restauradas pelo Atelier João Turin, com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba.
Os trabalhos de restauração e confecção de moldes foram iniciados no atelier há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago. Foi realizado um levantamento do acervo e, após negociações entre a família Lago, o poder público e descendentes de Turin, o projeto foi viabilizado.
É a primeira vez que uma restauração ponta-a-ponta da obra de um artista é realizada no Brasil. O trabalho chamou a atenção até do Ministério da Cultura, que está acompanhando o processo, pelo interesse museológico.

A obra - O monumento em bronze foi confeccionado em 1936, depois que Turin assinou um contrato de empreitada com o Comitê Acadêmico de Direito da UFPR. As peças foram fundidas em uma oficina artística de São Paulo que fez várias fusões em bronze para o escultor. Com a justificativa de falta de espaço, a oficina acabou destruindo os originais em gesso, informando Turin apenas depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário