terça-feira, 19 de agosto de 2014

Documentário "Gastronomia Urbana" tem estreia na Cinemateca de Curitiba

O filme documentário de longa-metragem “Gastronomia Urbana” do diretor curitibano Ricardo E. Machado tem sua estreia marcada para a próxima quarta-feira (20), às 20h, na Cinemateca de Curitiba. No filme, personagens inusitados apresentam um olhar crítico e bem humorado sobre a cidade. Com duração de 1h 36 minutos o filme foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.
Durante as filmagens, a equipe percorreu dezenas de locações coletando imagens e depoimentos em diferentes ambientes e condições. Entre os locais visitados, estabelecimentos como um restaurante luxuoso, uma lanchonete humilde, um salão de cabeleireiros frequentado por socialites, uma barbearia tradicional, o CEASA e até o aterro da Caximba, entre outros, estão presentes no filme. Nestes locais, Ricardo e sua equipe encontraram personagens das mais diversas classes sociais, tais como um caminhoneiro, um rapper da Vila Capanema, um artista plástico, um mendigo, um ciclista, índios nativos do Paraná, estudantes, madames, entre outros.
Eu queria fazer um filme cuja estrutura fosse baseado na receita do pão francês. Curitiba é um prato complexo, onde se mistura uma perfeita combinação de sabores e texturas, culturas e povos, planejamento e execução. O filme registra a Curitiba atual através da comparação das relações entre os elementos urbanos com os ingredientes de uma grande receita culinária. Sob esta ótica são retratadas as diversas vertentes do cotidiano de Curitiba. A sinfonia visual composta pelo movimento constante da população e de seus ofícios revela a cidade” explica Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário