quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Thayana Barbosa lança primeiro álbum solo, "Mar de Dentro"

Desde que se mudou para Curitiba, em 1999, Thayana Barbosa começou a escrever seu nome na cena musical da cidade. Sua atuação ganhou grande destaque ao fazer parte de grupos importantes, como Mundaréu e o bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis. E depois de tantos anos de dedicação a trabalhos coletivos, Thayana começa a escrever um novo capítulo de sua carreira com "Mar de Dentro", seu primeiro álbum solo e com composições próprias. O show de lançamento será na sexta-feira (8), no Teatro do Paiol.
No palco, a cantora é acompanhada por Jorge Falcon no violão, Rodrigo Marques no contrabaixo, Valderval O. Filho na bateria e Marcio Rosa na percussão. A participação especial fica por conta de Gabriel Castro, nos sopros.
Rascunhado desde 2005, o disco é resultado de um show apresentado pela artista em 2010. "Pela primeira vez mostrei ao mundo algo que era quase como um segredo - minhas composições, meus sentimentos, minhas alegrias, frustrações, meu jeito de pensar música, de compor, de cantar", comenta. Se o disco é ora dançante e agitado, ora mais calmo e sereno, a imagem do mar parece ser a metáfora perfeita para resumir o trabalho. A ligação ficou ainda mais forte com a recente descoberta de que Thayana significa "vinda do mar" em grego.
Apaixonada pela cultura popular e estudiosa dos mais variados ritmos, o disco apresenta coco, guarania, cumbia, samba, zamba (Argentina) e outras inúmeras referências. A mistura de gêneros que insere em nas composições é consequência de suas andanças pelo Brasil e cresce a cada viagem que faz.
Essa "música geográfica" ficou ainda mais ampla com a direção musical do argentino Jorge Falcon. Mesmo antes de começarem a pensar nos arranjos, a dupla trocava referências e ouvia as mais diversas possíveis influências. Durante muitos encontros, passaram horas escutando músicas do mundo todo, desde coco pernambucano passando por música pop do Japão. Até que chegaram à sonoridade desejada para o trabalho, bastante orgânica - "Mar de Dentro" conta com voz, violão, contrabaixo acústico, além de percussão e percuteria.

Trajetória - Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Thayana Barbosa teve uma vivência musical desde cedo. Já aos oito anos de idade, tinha uma rotina pesada de ensaios e apresentações, com coral e orquestra, tocando percussão na única orquestra clássica da cidade. Desembarcou em Curitiba em 1999 para fazer faculdade de música e foi na capital paranaense que teve o primeiro contato com a MPB em shows e cursos.
Além do Mundaréu, com quem está há 12 anos, Thayana é uma das cantoras do bloco Garibaldis e Sacis. Começando como uma brincadeira entre amigos, hoje as saídas do grupo nos domingos que antecedem o carnaval são um sucesso absoluto, levando dezenas de milhares de pessoas para as ruas de Curitiba. Ainda encontra tempo para dar aula no Conservatório de MPB e ministrar a oficina "Cantar e Batucar".

Incentivo - O álbum "Mar de Dentro" foi contemplado pelo Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o apoio da Aroeira – Administradora de bens próprios Ltda e a Celepar. O show de lançamento foi viabilizado por um financiamento coletivo no site Catarse, além de contar com o apoio da Cantina do Délio, Don Max, Unipaz, Ecozinha e Juliana Cortes.
Os ingressos para o show de Thayana Barbosa custam R$ 30,00 (com direito a um CD). Informações: 9623-8198 e 3213-1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário