terça-feira, 19 de agosto de 2014

Conversas entre a música e a poesia na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta de 20 a 23 de agosto, a série musical “Nascente e Foz”, formada por quatro shows e quatro debates que põem em diálogo a obra de grandes poetas brasileiros e a produção de compositores contemporâneos. Os shows de Pedro Sá Moraes, Thiago Amud, Música Surda e Banda Escambo contam com interferências poéticas dramatizadas, respectivamente, pelos atores Emílio de Mello, Elisa Lucinda. Clarice Niskier e Paulo Betti. Os debates, mediados pelo escritor José Castello, terão a participação de um ator, um compositor um estudioso da área.

O projeto, que já passou pelos espaços culturais da Caixa no Rio de Janeiro e em Salvador, propõe o encontro entre compositores de uma nova geração, que vem angariando o respeito da crítica e de plateias crescentes, e a obra de grandes mestres da poesia nacional. Celebram-se, assim, influências da poesia de Jorge de Lima em Thiago Amud; de Manuel Bandeira em Pedro Moraes; de Cecília Meireles em Música Surda e de Oswald de Andrade em Escambo.
Este diálogo entre os jovens compositores e os poetas que os inspiram – seja por temática, por influência estilística ou por traços filosóficos – também será revelado nas intervenções poéticas a cargo dos atores Elisa Lucinda, Clarice Niskier, Emílio de Mello e Paulo Betti. As declamações acontecem como epígrafes ou intermezzos lítero-dramáticos, que induzem a audiência a uma viagem pelo universo dos escritores e ilustram como as infinitas nascentes de nossa cultura seguem desaguando nos rios caudalosos de música popular brasileira.
Os debates, ao final de cada apresentação, têm como proposta a discussão da influência das obras literárias nas produções artísticas contemporâneas. Além dos compositores, atores e o mediador José Castelo, foram convidados para participar dos bate-papos os pesquisadores da área cultural Raquel Bueno, Juca Lima, Guilhermo Gontijo Flores e Marcelo Sandmann.

Os músicos:

Pedro Sá Moraes - O carioca Pedro Sá Moraes integrou o grupo de samba É com Esse que Eu Vou, nos anos 2000, que contou com parceiros como Nelson Sargento, Elton Medeiros e Wilson Moreira. Em 2007, trocou as noites na Lapa pela carreira autoral, reunindo em sua obra elementos da MPB, jazz e referências literárias, do cinema e da arte. Com seu primeiro CD solo, Claroescuro, ganhou reconhecimento internacional e fez turnês pela Europa, América Latina, Ásia e, recentemente, Estados Unidos.

Thiago Amud - Compositor, arranjador, cantor e violonista, é parceiro de artistas como Guinga, Francis Hime, Pedro Moraes, Thiago Thiago de Mello e Renato Frazão. Já foi gravado, entre outros músicos, por Milton Nascimento, Alcione, Guinga e Francis Hime. Gravou o CD Sacradança, de 2010, em que assina letras, músicas e arranjos. Lançou, em 2013, seu segundo disco solo, De ponta a ponta tudo é praia-palma, que chamou a atenção de parte significativa da crítica. Em 2012, participou do Som Brasil Festivais, na Rede Globo.

Grupo Escambo - Criado em 2006, o grupo formado por Thiago Thiago de Melo e Renato Frazão foi indicado ao 21º Prêmio da Música Brasileira em 2010, na categoria melhor grupo de MPB, com o CD independente Flúor (2009). No ano passado, lançou o CD Neon, produzido pela banda e pelo pianista e compositor Ivo Senra, vencedor do Prêmio da Música Brasileira de 2012. A dupla integra o Coletivo Chama, fundado por Thiago, e formado também por Thiago Amud, Pedro Sá Moraes, Sérgio Krakowski, Ivo Senra e Cezar Altai.

Grupo Música Surda - O grupo, criado em 2001, é formado por Andréia Pedroso (canto), Antonio Jardim (violão de 6 e 10 cordas), Artur Gouvêa (violão de 6 cordas e violão requinto) e Eduardo Gatto (violão de 8 cordas e guitarra portuguesa). Cria canções a partir da poesia de autores consagrados e de novos expoentes em língua portuguesa e suas variantes. Em 2008, o grupo lançou o CD duplo O Livro das Canções e, em 2010, levou o repertório do disco a Portugal durante uma turnê.

Programação

Dia 20/08 – quarta-feira, às 20h
Pedro Sá Moraes e a influência de Manuel Bandeira
Show: Pedro Sá Moraes
Intervenções poéticas: Emílio de Mello
Bate-papo: Juca Lima, Emílio de Mello e Pedro Sá Moraes. Mediador: José Castello

Dia 21/08, quinta-feira, às 20h
Música Surda e a influência de Cecília de Meireles
Show: Música Surda
Intervenções poéticas: Clarice Niskier
Bate-papo: Antonio Jardim, Clarice Niskier e Raquel Bueno. Mediador: José Castello

Dia 22/08, sexta-feira, às 20h
Thiago Amud e a influência de Jorge de Lima
Show: Thiago Amud
Intervenções poéticas: Elisa Lucinda
Bate-papo: Elisa Lucinda, Guilherme Gontijo Flores e Thiago Amud. Mediador: José Castello

Dia 23/08, sábado, às 20h
Escambo e a influência de Oswald de Andrade
Show: Banda Escambo
Intervenções poéticas: Paulo Betti
Debate: Marcelo Sandmann, Paulo Betti, Renato Frazão e Thiago Thiago de Mello. Mediador: José Castello

Os ingressos para o Projeto “Nascente e Foz” custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: 2118-5111. Classificação etária: Livre para todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário