sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Peça “Paulo Leminski Era um Piá” revela o poeta para crianças

Paulo Leminski era um alquimista das palavras, um gênio criativo de uma originalidade avassaladora. Assim o poeta é retratado pelo diretor teatral Edson Bueno na peça “Paulo Leminski Era um Piá”, texto que escreveu especialmente para o projeto “Teatro para Piás e Gurias”, do Centro Cultural Teatro Guaíra. A apresentação será no domingo (24), às 11h, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba.
Trata-se de uma adaptação para crianças de textos do poeta curitibano, uma proposta de homenagear Leminski neste mês em que ele faria 70 anos. “Criamos um espetáculo para crianças a partir da sua poesia e, principalmente, do seu espírito criança, sua incansável capacidade de viajar na invenção e na criação de universos exclusivamente artísticos”, explica Edson Bueno, que também dirige o espetáculo.
Bueno diz que muitos poemas de Leminski são inspirações para crianças e, perceber isso, é um exercício de prazer em estado puro. “Paulo Leminski era um moleque espetacular. Um cometa que passou pela nossa vida deixando um rastro de esperança e amor pela utopia artística. Nosso espetáculo ´Paulo Leminski era um Piá´ é uma homenagem com sorriso de criança e também um sonho de levar nosso maior poeta aos corações de piás e gurias de todas as idades”, afirma.
Para Bueno, é importante divulgar a obra de Leminski, em especial para crianças, porque ela é fortemente inspiradora e pode contribuir para fazer os brasileiros “acreditarem na importância das ideias, das palavras e da imaginação”.
Um piá curitibano cheio de arte, inteligência e poesia é o que as crianças vão ver no palco. No elenco estão Diego Perin, Gabriel Comichioli e Anna Eliza Xavier.
O Teatro José Maria Santos está situado na rua 13 de Maio, 655, Centro e os ingressos custam R$ 5,00 (crianças até 12 anos não pagam).


Nenhum comentário:

Postar um comentário