quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Espetáculo “Satyricon Delírio” volta para últimas quatro apresentações

Devido ao sucesso da temporada em julho, a peça “Satyricon Delírio” faz mais quatro apresentações nos próximos dois finais de semana, no Teatro Barracão EnCena. Repleto de críticas políticas, morais, sexuais e sociais, o espetáculo acompanha a aventura de três malandros, Encolpo, Ascilto e Giton, por uma Roma decadente e afundada no caos e na libidinagem. Inspirado na obra de Petrônio, escrita há dois mil anos, a peça foi montada no ano passado pelo diretor e autor teatral Edson Bueno e, após ser apresentada em São Paulo, volta repaginada, com novo elenco e adaptação.
O público será defrontado com amor e sexo, religiosidade e ateísmo, caos e ordem, riqueza e pobreza, vulgaridade e eruditismo. São temas que se contrapõem o tempo todo, como um conflito de ideias que gera constante desequilíbrio entre as relações humanas. Os três protagonistas fazem um despreocupado triângulo amoroso, que desfila por praças, bordeis e palácios, trocando seus corpos jovens por comida e teto. “São personagens sem perspectivas sociais e que brincam com a vida, conscientes de que ela vale muito pouco, num tempo em que a ordem social, ética e sexual é sinônimo de desordem e caos”, explica Bueno.
A encenação do Grupo Delírio Cia. de Teatro, de Edson Bueno, tem 13 atores no palco, que dão voz a gestos, palavras, ações e sentimentos, e buscam reforçar o espírito caótico do romance, aproximando-se ora da sátira e da farsa; ora da narrativa épica, busca transformar em carne e sangue as palavras de Petrônio, um poeta crítico e popular de seu tempo.
O poeta paranaense Paulo Leminski, que em 1985 fez uma famosa tradução da obra, diretamente do latim, chamava o livro de “um romance jovem de 2000 anos”, porque ao lê-lo, o leitor tem a sensação de estar participando de uma narrativa contemporânea, ao perceber que a civilização, apesar das leis, da ordem social e da ciência, pouco se modificou. Ao contrário, parece ter dado mais relevância à perversidade e à loucura retratadas por Petrônio.

As encenações de “Satyricon Delírio” acontecem nos dias 8, 9, 15 e 16 de agosto, sexta e sábado, às 23 horas e é indicado para maiores de 16 anos. O Teatro Barracão EnCena está situado na rua Treze de Maio, 160, Centro. Os ingressos custam R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia, para estudantes, idosos, doadores de sangue e classe artística). Informações: 3223-5517.

Nenhum comentário:

Postar um comentário