quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cineasta francês Maurice Pialat é tema do Cineclube Sesi em agosto

Diretor de grande importância para o cinema francês, dentro do movimento pós-Nouvelle Vague, Maurice Pialat é o nome que assina todos os filmes da programação de agosto do Cineclube Sesi. Sempre às quintas-feiras, às 19h30, o público pode conferir gratuitamente os longas do cineasta europeu.
Entre os longas que integram as exibições, estão "L'Amour Existe" e "A Infância Nua" (no dia 7), "Nós Não Envelheceremos Juntos" (14), "Antes Passe no Vestibular" (21) e “Polícia” (28). Em sua carreira, trabalhou com grandes nomes do cinema francês, como Sandrinne Bonnaire, Isabelle Huppert e Gérard Depardieu. “Vencedor do Palma de Ouro em 1987 por “Sob o Sol de Satã”, Pialat traz o Nouvelle Vague bem mais sombrio e desencantado”, explica o curador do Cineclube Sesi, Miguel Haoni.
“L’Amour Existe” faz comentários sobre o desenvolvimento urbano da França no período de pós-guerra e “A Infância Nua” traz a história de um menino que foi abandonado pela mãe, provocando alterações em sua conduta. A atmosfera nebulosa do diretor também está presente em “Nós Não Envelheceremos Juntos” e “Antes Passe no Vestibular”, que mostra as incertezas de um casamento e do futuro de jovens mineradores, respectivamente. O filme que conclui o ciclo de Pialat é “Polícia”, com o drama de um policial que se apaixona pela namorada de um traficante.
As exibições dos filmes acontecem na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200, Centro) e são seguidas de debates. A entrada é franca com vagas limitadas por ordem de chegada. Mais informações pelo site www.sesipr.org.br/cultura.

Filmes

07/08 – “L’Amour Existe”, documentário com Jean-Loup Reynold, 1960, 21 minutos e “A Infância Nua”, com Raoul Billerey e Maurice Coussonneau, 1968, 83 minutos). Classificação: 16 anos
14/08 – “Nós Não Envelheceremos Juntos”, com Marlène Jobert e Jean Yanne. 1972, 110 minutos, 16 anos.
21/08 – “Antes Passe no Vestibular”, com Annick Alane e Jean-François Adam. 1978, 86 minutos, 16 anos.
28/08 – “Polícia”, com Gérard Depardieu e Sophie Marceau. 1985, 113 minutos, 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário