quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Juçara Marçal lança seu primeiro álbum solo no Teatro do Paiol

A cantora paulista Juçara Marçal se apresenta no palco do Teatro do Paiol neste sábado (4), às 21h. O show será realizado para o lançamento do álbum "Encarnado", seu primeiro trabalho como cantora solo. No espetáculo estão presentes duas guitarras, um cavaquinho e uma rabeca, tocados por Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Thomas Rohrer - seus parceiros no projeto.
As cordas dão suporte à voz de Juçara Marçal nesse novo disco, que soa diferente de tudo o que ela fez até o momento. A cantora optou por um pensamento coletivo sobre os arranjos e a sonoridade. Há também a participação, em duas faixas, do saxofonista Thiago França.
A voz da cantora explora um tom mais agressivo, com um timbre rasgado no agudo, mordendo o texto e gritando em várias alturas. Os arranjos buscam seu fundamento no som da guitarra, o que aproxima o álbum do gênero rock. Mas a obra não pode ser enquadrada em apenas um estilo, já que os ritmos da MPB e do samba também estão presentes.
Para a cantora, encarnado é o espírito que ocupa temporariamente um corpo humano.  No disco, quase todas as letras são marcadas pelo tema “morte”. No entanto, mais que finitude, parece indicar uma busca por renovação e renascimento.
O repertório conta com músicas de compositores como Siba, Tom Zé, Douglas Germano, Gui Amabis e Itamar Assumpção. Algumas canções inéditas de Romulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e uma da própria cantora, “Odoya”, também integram o conjunto.

A cantora – Juçara Marçal tem mais de vinte anos de carreira, iniciada com o grupo vocal “Vésper”, com quem lançou quatro discos: Flor D’Elis (1998), Noel Adoniran -180 Anos de Samba (2002), Ser Tão Paulista (2004) e Vésper na Lida (2013). Com o grupo “A BARCA”, lançou dois discos: Turista Aprendiz (2000) e Baião de Princesas (2002), além de participar do importante trabalho de pesquisa do grupo, realizado em nove estados brasileiros entre 2004 e 2005, e que resultou no registro em áudio e vídeo de mais de trinta mestres de cultura tradicional.
Ao lado de Kiko Dinucci, há alguns anos investiga e desenvolve um trabalho a partir das tradições afro-brasileiras. Dessa parceria já foram lançados “Padê” (2007) e os dois discos com o grupo “Metá Metá” (que além de Juçara e Kiko tem em sua formação o saxofonista Thiago França). São eles: Metá Metá (2011) e Metal Metal (2012).

A apresentação da cantora Juçara Marçal tem ingressos custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações: 3213-1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário