sexta-feira, 7 de novembro de 2014

“A Volta” usa personagem polêmica ao tratar de assunto delicado

O espetáculo teatral “A Volta”, com direção de Paulo Alves, é uma peça-palestra, inspirada livremente no universo de Stella Adler, professora de teatro norte-americana, conhecida por sua postura polêmica e contundente.
Em cena, Anna Zétola  e Sílvia Monteiro dão vida à  mesma personagem e compartilham com a audiência o percurso da palestrante em diferentes fases de sua vida, do apogeu à decadência; do reconhecimento público ao total abandono.
A dramaturgia textual foi criada por Paulo Alves e compartilhada pelas atrizes, valendo-se das experiências das mesmas, que vivem o papel central: Anna e Sílvia, além de artistas da cena, são também, respectivamente, gestora cultural e professora de artes cênicas.
As congruências e contradições dos seus trabalhos (na cena e fora dela), suas questões e reflexões, complementam um roteiro que, através da vida das artistas, dão luz à figura voluntariosa da professora-palestrante. Que surge para discutir questões sobre a aceitação, opinião pessoal, certezas absolutas e condição da mulher.
“A Volta” retoma uma ideia iniciada no projeto anterior do ator/diretor – “Cineton”- sobre o pintor Lechowski.  Assim como na montagem anterior, o espectador, antes de entrar no espaço cênico, é guiado pelo Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França (Rua Marechal Floriano, 458, Centro), onde  pode ver uma exposição de artes visuais e receber um monitoramento sobre o Centro Cultural, um casarão charmoso de 120 anos de existência.
Viabilizada por meio da Lei de Incentivo/Fundação Cultural de Curitiba e com patrocínio de Trombini, Consórcio Servopa, Senind Engenharia e Montagem, “A Volta” é uma viagem ao universo de Adler, descortinando sua vida e refletindo sobre a existência através de ações e palavras, muitas palavras, pois, segundo a artista e professora: “Falar serve mesmo para preencher o silêncio da vida.” A peça integra a programação da Virada Cultural de Curitiba, 2014.
As apresentações de “A Volta” acontecem até dia 14/12, aos sábados e domingos, às 19h00. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário