quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Corrente Cultural abre espaço para a cultura mexicana

Parte da programação da Corrente Cultural 2014 será dedicada à cultura mexicana. Resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a embaixada do México no Brasil, será realizado de quinta-feira a domingo (13 a 16) o Festival da Cultura Oaxaqueña, evento que pretende apresentar ao público curitibano um pouco da diversidade musical, artesanal e folclórica produzida no estado mexicano de Oaxaca.
A abertura do festival acontece no Memorial de Curitiba, nesta quinta-feira (13), às 18h, com a abertura das exposições e uma apresentação de dança folclórica com o grupo La Guelaguetza, que também será realizada na sexta-feira, às 18h, e no sábado e domingo, às 10h e às 14h. As mostras podem ser visitadas durante toda a realização do evento, sempre a partir das 9h.
As atrações especiais do festival são as apresentações da cantora Susana Harp, na sexta-feira, às 20h, no Teatro Londrina do Memorial, e do trombonista Faustino Díaz, que acontece no sábado, no palco Ruínas de São Francisco, às 11h10. Também no sábado, será organizada uma mostra gastronômica no Mercado Municipal, a partir das 11h.

Grupo La Guelaguetza - a tradição do grupo define o povo oaxaqueño, desde os tempos históricos até os dias atuais. Uma das festas mais coloridas e tradicionais que inclui danças e cantos típicos e as raízes da cultura e identidade das 16 etnias que se localizam nas oito regiões geográficas do estado.

Susana Harp - cantora, intérprete e produtora musical oaxaqueña reconhecida por interpretar sons tradicionais em diversas línguas indígenas, como também temas de compositores mexicanos, unindo o tradicional com o moderno. Ela vem acompanhada por músicos, com danças e vestuários clássicos do estado.

Faustino Díaz - trombonista oaxaqueño reconhecido mundialmente, se destacou por seu trabalho na Orquestra Filarmônica da cidade do México. Atualmente é trombonista da Ópera de Zurique e se apresenta com seu quinteto interpretando o melhor da música oaxaqueña.

A Corrente Cultural 2014 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros. Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Coca-Cola, apoio cultural do Banco do Brasil, Grupo Thá, Paleteria Mexicana e Clube Vibe e promoção da ÓTV, Gazeta do Povo e Rádio Mundo Livre. Mais informações em www.correntecultural.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário