quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Oscar de James Cagney vai a leilão e deve chegar a US$ 800 mil

(Reuters) - A estatueta do Oscar de melhor ator ganha por James Cagney pelo papel no musical "Yankee Doodle Dandy”, de 1942, deve alcançar 800 mil dólares quando for a leilão nesta quinta-feira (20) em Los Angeles, disse a casa de leilões Nate D. Sanders.
Cagney foi um dos atores mais renomados da Era de Ouro de Hollywood, tendo estrelado em sucessos como “Fúria Sanguinária”, de 1949, e “Anjos de Cara Suja”, de 1938. Ele foi indicado a três prêmios da Academia.
Se for um Oscar como este, que é considerado um dos melhores, o Oscar de James Cagney vai ditar um preço realmente alto”, disse a gerente de leilões Laura Yntema.
É raro uma estatueta de Oscar ser colocada à venda, após a organizadora do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ter obrigado os vencedores a oferecerem o prêmio de volta pelo valor simbólico de 1 dólar antes de colocá-lo à venda, a partir de 1951.
A Academia recorreu, no passado, à Justiça para evitar a venda de algumas estatuetas do Oscar.
Em "Yankee Doodle Dandy," Cagney interpreta o astro veterano da Broadway George M. Cohan, que foi um renomado cantor, ator e dramaturgo do começo do século 20.
"As pessoas ficaram espantadas com a atuação, a qual realmente continua sendo uma das melhores performances de todos os tempos”, disse Yntema.
Cagney, que morreu em 1986 aos 86 anos, inicialmente tinha fama de durão por filmes como “Taxi!”, de 1932.
O Oscar da atriz Joan Fontaine pelo filme “Rebecca”, de Alfred Hitchcock, de 1940, irá para leilão pela Christie’s no mês que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário