segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dia do Doador de Sangue tem apresentação da Orquestra de Câmara no Hospital de Clínicas

Nesta terça-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, formação instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, realiza uma apresentação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, com o propósito de ressaltar a doação de sangue como um ato que salva muitas vidas. O violinista e “spalla” da orquestra, Winston Ramalho, responde pela direção musical do espetáculo.
O concerto, às 12h15, integra o programa “Música pela Vida”, criado e apresentado desde 1990 pela Camerata Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra), grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O objetivo do trabalho é levar a arte da música a instituições públicas ou privadas que desenvolvam trabalhos assistenciais de proteção à vida, transformando concertos didáticos em caminhos para a integração social.
Os espetáculos são elaborados com um repertório que transmite entusiasmo, positivismo e contagia a plateia com acordes familiares de obras de grandes nomes da música. O programa preparado para o Hospital de Clínicas reúne peças de autores brasileiros e de outros países. Serão executadas as composições “Pequena Serenata”, do austríaco W. A. Mozart (1756-1791); “Serenata”, do inglês Edward Elgar (1857-1934); “Plink, Plank, Plunk”, do norte-americano Leroy Anderson (1908-1975); e “Valsa”, do russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893); ao lado das obras dos brasileiros Carlos Gomes (1836-1896), com “Sonata para Cordas”; Bento Mossorunga (1879-1970), com “Devaneio”; e César Guerra-Peixe (1914-1993), com “Mourão”.

A Orquestra – A formação instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba passou a ser chamada, a partir de 1989, de Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, dominando um repertório amplo e original, inclusive com audições brasileiras e mundiais inéditas. Em sua programação constam obras para cordas de todos os tempos, com ênfase para a música brasileira.
Atualmente, o grupo conta com a direção musical do violinista e “spalla” da orquestra, Winston Ramalho. A orquestra também atua sob a direção de regentes convidados, vindos dos mais importantes centros culturais do país e do exterior, e tem acompanhado renomados solistas brasileiros e estrangeiros. Aberta a experiências em outras áreas que não apenas a da música erudita, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba exibe um currículo internacional, com apresentações no México, Itália e Dinamarca. O conhecimento técnico e artístico levou o grupo à posição de uma das principais orquestras brasileiras de câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário