Uma produção em grande estilo marca o
fim de semana, com o espetáculo “Música Brasileira e Americana”, executado pela
Camerata Antiqua de Curitiba, com a participação do Coral Curumim, sob a
regência do maestro paulista Ricardo Bologna. As apresentações acontecem na
Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de
sábado (15), tendo no repertório obras dos compositores brasileiros Claudio
Santoro (1919-1989) e Camargo Guarnieri (1907-1993) e do autor norte-americano
Leonard Bernstein (1918-1990). O show, que integra a temporada de
concertos 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, ainda tem
como convidados a soprano gaúcha Carla Domingues – que conquistou premiações
nacionais e estrangeiras, com apresentações em países da América do Sul e da
Europa – e os instrumentistas Zélia Brandão e Marco Aurélio Koentopp (flautas),
Vinícius Araújo (guitarra), Marsal Nogueira Pinto (baixo elétrico), Valmir
Pegâs (bateria), Luiz Néri (órgão) e Santiago Beis (piano), mais os
percussionistas Marcello Casagrande, Vina Lacerda, Juliano Mendes de Freitas e
Leonardo Rodrigues. Além deles, os integrante do Coro da Camerata Antiqua,
Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi atuam, respectivamente, como tenor solo
e narrador.
O público terá a oportunidade de ouvir
obras importantes, executadas por destacados músicos. O “Mini Concerto Grosso
para Cordas” foi escrito por Claudio Santoro em 1981 e dedicado aos filhos
Gisele, Alessandro e Raffaello, estreando no mesmo ano, com a Camerata do SESI,
sob a regência de H. Hiller, em Taguatinga (Distrito Federal). De Camargo
Guarnieri foi selecionado “Concerto para Cordas e Percussão”, composto em 1972
a pedido da Orquestra de Câmara Armorial de Pernambuco. A peça, com ausência de
instrumentos de sopro, seria um desafio para qualquer compositor, porém o autor
a enfrentou com galhardia.
A obra de teatro musical “Mass”
(Missa), foi composta por Leonard Bernstein por encomenda de Jacqueline
Kennedy, e sua execução fez parte da inauguração do John F. Kennedy Center for
the Performing Arts, em Washington (EUA), em 8 de setembro de 1971. John
Kennedy foi o primeiro presidente católico dos Estados Unidos, e Bernstein
tinha a intenção de compor uma missa tradicional. Entretanto, decidiu por uma
forma mais inovadora. O trabalho baseia-se na Missa Tridentina da Igreja Católica
Romana, sendo que sua narrativa combina textos em hebraico e latim e também
inclui textos adicionais em inglês, escritos por Bernstein e pelo compositor da
Broadway, Stephen Schwartz.
“Mass” abraça os musicais da Broadway,
ópera, baladas de rock e blues. Provocante e inovadora, a peça é antes de tudo
uma celebração da fé humana, mas também questiona a relevância dos rituais,
cerimoniais e verdades imutáveis em um mundo moderno, cada vez mais infiel.
O Curumim – Fundado em 1988, o Coral
Curumim tem 50 integrantes em sua formação atual, sob a regência e direção
musical de Joyce Miriam Todeschini. Meninos e meninas desenvolvem atividades
que incluem, além da formação de repertório em vários idiomas, um cuidadoso
trabalho de técnica vocal com a supervisão da fonoaudióloga Rosemary
Brack.
O grupo participou de importantes
produções culturais da cidade, tendo atuado ao lado da Orquestra Sinfônica do
Paraná em óperas e concertos produzidos pelo Teatro Guaíra, comoCarmem, de
Georges Bizet; Carmina Burana, de Carl Orff; Oratorio Liverpool, de Paul
McCartney e Carl Davis; La Bohème, de Giacomo Puccini; e Hansel e Gretel, de
Engelbert Humperdinck.
O Curumim também foi pioneiro em
projetos inseridos no calendário de atrações turísticas de Curitiba, como o
Natal do Palácio Avenida, que desde 1991 transforma o prédio histórico em
cartão postal da programação de Natal da cidade, atraindo milhares de turistas
brasileiros e estrangeiros. Foi protagonista da ópera infantil Curitim – a
Lenda de Curitiba, de 1996, composta pelos paranaenses Edilberto Vasconcelos e
Julmar Leardini. O trabalho do Coral Curumim ainda inclui a montagem de
espetáculos, nos quais os integrantes atuam como cantores e atores, com
arranjos e direção musical a cargo de Carlos Todeschini, tendo Andrezza
Prodócimo como pianista correpetidora.
Com participações em diversos CDs de
artistas nacionais e também gravações próprias, em 2013 o Curumim lançou o
álbum “Aos Que Virão”, que reúne músicas identificadas com o conceito de
cidadania planetária, compostas por autores brasileiros, entre eles Milton
Nascimento, Arnaldo Antunes, Sá e Guarabira, Caetano Veloso, Celso Adolfo e
Guilherme Arantes. No Curumim, a vivência musical acontece associada a outras
linguagens artísticas, muitas vezes relacionadas à educação ambiental. Desde a
fundação do grupo, os cantores do Curumim têm o hábito de plantar árvores em
áreas públicas para comemorar seus aniversários.
O maestro – Nascido em São Paulo,
Ricardo Bologna obteve o mestrado em Música, em 1995, no Conservatório de
Música de Genebra (Suíça), junto com o “Prêmio de Virtuosidade”. Em 1997,
terminou a especialização em Marimba, no Conservatório de Rotterdam (Holanda),
no único curso voltado exclusivamente ao ensino desse instrumento. Como
regente, estudou em Genebra, com o maestro Laurent Gay (1999); no Rio de
Janeiro, com o maestro Roberto Duarte (2000-01); e em São Paulo, com o maestro
Ronaldo Bologna.
Em 1990, Ricardo Bologna fundou o Duo
Contexto (de percussão), com o percussionista Eduardo Leandro. Com várias
premiações, desde 1999 o duo vem realizando concertos na Europa, Estados Unidos
e América Latina. Vencedor do II Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para
Jovens Regentes (2002), Bologna fundou naquele mesmo ano o grupo Percorso
Ensemble, especializado na execução do repertório dos séculos 20 e 21,
apresentando-se por todo o Brasil.
Os ingressos para o espetáculo “Música
Brasileira e Americana” custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia), com pagamento
somente em dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário