quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Camerata Antiqua e Coral Curumim em show na Capela Santa Maria

Uma produção em grande estilo marca o fim de semana, com o espetáculo “Música Brasileira e Americana”, executado pela Camerata Antiqua de Curitiba, com a participação do Coral Curumim, sob a regência do maestro paulista Ricardo Bologna. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de sábado (15), tendo no repertório obras dos compositores brasileiros Claudio Santoro (1919-1989) e Camargo Guarnieri (1907-1993) e do autor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990).  O show, que integra a temporada de concertos 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, ainda tem como convidados a soprano gaúcha Carla Domingues – que conquistou premiações nacionais e estrangeiras, com apresentações em países da América do Sul e da Europa – e os instrumentistas Zélia Brandão e Marco Aurélio Koentopp (flautas), Vinícius Araújo (guitarra), Marsal Nogueira Pinto (baixo elétrico), Valmir Pegâs (bateria), Luiz Néri (órgão) e Santiago Beis (piano), mais os percussionistas Marcello Casagrande, Vina Lacerda, Juliano Mendes de Freitas e Leonardo Rodrigues. Além deles, os integrante do Coro da Camerata Antiqua, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi atuam, respectivamente, como tenor solo e narrador.  
O público terá a oportunidade de ouvir obras importantes, executadas por destacados músicos. O “Mini Concerto Grosso para Cordas” foi escrito por Claudio Santoro em 1981 e dedicado aos filhos Gisele, Alessandro e Raffaello, estreando no mesmo ano, com a Camerata do SESI, sob a regência de H. Hiller, em Taguatinga (Distrito Federal). De Camargo Guarnieri foi selecionado “Concerto para Cordas e Percussão”, composto em 1972 a pedido da Orquestra de Câmara Armorial de Pernambuco. A peça, com ausência de instrumentos de sopro, seria um desafio para qualquer compositor, porém o autor a enfrentou com galhardia. 
A obra de teatro musical “Mass” (Missa), foi composta por Leonard Bernstein por encomenda de Jacqueline Kennedy, e sua execução fez parte da inauguração do John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington (EUA), em 8 de setembro de 1971. John Kennedy foi o primeiro presidente católico dos Estados Unidos, e Bernstein tinha a intenção de compor uma missa tradicional. Entretanto, decidiu por uma forma mais inovadora. O trabalho baseia-se na Missa Tridentina da Igreja Católica Romana, sendo que sua narrativa combina textos em hebraico e latim e também inclui textos adicionais em inglês, escritos por Bernstein e pelo compositor da Broadway, Stephen Schwartz.
“Mass” abraça os musicais da Broadway, ópera, baladas de rock e blues. Provocante e inovadora, a peça é antes de tudo uma celebração da fé humana, mas também questiona a relevância dos rituais, cerimoniais e verdades imutáveis ​​em um mundo moderno, cada vez mais infiel.

O Curumim – Fundado em 1988, o Coral Curumim tem 50 integrantes em sua formação atual, sob a regência e direção musical de Joyce Miriam Todeschini. Meninos e meninas desenvolvem atividades que incluem, além da formação de repertório em vários idiomas, um cuidadoso trabalho de técnica vocal com a supervisão da fonoaudióloga Rosemary Brack. 
O grupo participou de importantes produções culturais da cidade, tendo atuado ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná em óperas e concertos produzidos pelo Teatro Guaíra, comoCarmem, de Georges Bizet; Carmina Burana, de Carl Orff; Oratorio Liverpool, de Paul McCartney e Carl Davis; La Bohème, de Giacomo Puccini; e Hansel e Gretel, de Engelbert Humperdinck.
O Curumim também foi pioneiro em projetos inseridos no calendário de atrações turísticas de Curitiba, como o Natal do Palácio Avenida, que desde 1991 transforma o prédio histórico em cartão postal da programação de Natal da cidade, atraindo milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Foi protagonista da ópera infantil Curitim – a Lenda de Curitiba, de 1996, composta pelos paranaenses Edilberto Vasconcelos e Julmar Leardini. O trabalho do Coral Curumim ainda inclui a montagem de espetáculos, nos quais os integrantes atuam como cantores e atores, com arranjos e direção musical a cargo de Carlos Todeschini, tendo Andrezza Prodócimo como pianista correpetidora.  
Com participações em diversos CDs de artistas nacionais e também gravações próprias, em 2013 o Curumim lançou o álbum “Aos Que Virão”, que reúne músicas identificadas com o conceito de cidadania planetária, compostas por autores brasileiros, entre eles Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Sá e Guarabira, Caetano Veloso, Celso Adolfo e Guilherme Arantes. No Curumim, a vivência musical acontece associada a outras linguagens artísticas, muitas vezes relacionadas à educação ambiental. Desde a fundação do grupo, os cantores do Curumim têm o hábito de plantar árvores em áreas públicas para comemorar seus aniversários.

O maestro – Nascido em São Paulo, Ricardo Bologna obteve o mestrado em Música, em 1995, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça), junto com o “Prêmio de Virtuosidade”. Em 1997, terminou a especialização em Marimba, no Conservatório de Rotterdam (Holanda), no único curso voltado exclusivamente ao ensino desse instrumento. Como regente, estudou em Genebra, com o maestro Laurent Gay (1999); no Rio de Janeiro, com o maestro Roberto Duarte (2000-01); e em São Paulo, com o maestro Ronaldo Bologna.
Em 1990, Ricardo Bologna fundou o Duo Contexto (de percussão), com o percussionista Eduardo Leandro. Com várias premiações, desde 1999 o duo vem realizando concertos na Europa, Estados Unidos e América Latina. Vencedor do II Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002), Bologna fundou naquele mesmo ano o grupo Percorso Ensemble, especializado na execução do repertório dos séculos 20 e 21, apresentando-se por todo o Brasil.

Os ingressos para o espetáculo “Música Brasileira e Americana” custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia), com pagamento somente em dinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário