terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alceu Valença faz temporada na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de hoje a domingo (30), show acústico do pernambucano Alceu Valença. Ao lado dos músicos Paulo Rafael (viola) e André Julião (sanfona) e acompanhado de seu violão, o cantor e compositor apresenta suas canções mais conhecidas.
Alceu propõe um roteiro musical e sentimental ao escolher um repertório inspirado pelas cidades nas quais compôs e apresentou suas músicas. As cidades brasileiras aparecem nos temas do agreste e do sertão nordestino em canções como “Pau-de-Arara”, “Sabiá” e “Sala de Reboco”, ou nas referências à brasilidade de Luiz Gonzaga, nas consagradas “Cavalo-de-Pau” e “Cabelo no Pente”. As ruas de Olinda são retratadas em “Ladeiras”, cidade onde também reverbera o “Sino de Ouro” de incontáveis catedrais.
Os caminhos poéticos de Recife aparecem em “Pelas Ruas Que Andei” e com o “Táxi Lunar” projeta a viagem de “Sete Desejos”, avança os sinais de “Anunciação” e cruza estradas e caminhos com o carro em contramão “Na Primeira Manhã” da capital pernambucana. Em 1972, Alceu Valença, acompanhando de seu parceiro Geraldo Azevedo, chega à cidade do Rio de Janeiro. Para conquistar um lugar ao sol, é preciso ter talento e muita sorte, ou seja, nada melhor que “Talismã”.
Na década de 1970, Alceu Valença também percorre o mundo e, a bordo de seu “Papagaio do Futuro”, chega a Paris, onde aterrissou por um ano e compôs sucessos como “Coração Bobo” e “Solidão”, potencializando sua identidade nordestina ao ver-se geograficamente distante do Brasil. E, na tarde de um domingo azul, Alceu aproxima a bela Catherine Deneuve, musa do filme “Belle de Jour”, de Luis Buñuel, e a moça bonita da praia de Boa Viagem.
Livres para todos as idades, as apresentações de Alceu Valença acontecem de terça a sexta-feira, às 20h; sábado, às 18h e 21h e domingo, às 19h e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: 2118-5111.


Nenhum comentário:

Postar um comentário