terça-feira, 11 de novembro de 2014

Soprano argentina Maria Cristina Kiehr tem primeira apresentação solo

Ela é uma cantora referencial na Música Antiga. Gravou diversos CDs, trabalhou com alguns dos principais maestros de Música Antiga mundo e grupos de renome. Contudo, apresentar-se sozinha em um palco, sem músico acompanhante era um sonho para a soprano argentina María Cristina Kiehr.  Ano passado, ela aceitou o desafio de apresentar-se no projeto Solo Música com um sorriso nos lábios: criar um recital para voz solo, com obras que quisesse. O resultado poderá ser visto nesta terça-feira (11), às 20 horas, na Caixa Cultural de Curitiba. Dia 12 de novembro, ela realiza master-class, às 19:30 horas, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
A presença de Maria Cristina Kiehr é marcante para a Série Solo Música. Um recital solo de canto é algo raro. Somente artistas especiais, com muito talento e conhecimento técnico podem realizar com sucesso. Curiosamente, a voz que é instrumento comum na música, torna-se assim algo mais raro de se ver e ouvir”, diz o produtor e curador da Série Alvaro Collaço, que no caso de Maria Cristina Kiehr agiu também como provocador. Já a artista se diz entusiasmada com o desafio e o recital “desde o primeiro dia”.  Para ela é “bem difícil explicar com palavras tudo o que significa esta experiência”. O repertório, inclusive, foi se modificando, na medida em que foi buscando, escolhendo e trabalhando as peças.
Como é comum nos programas de Música Antiga, Maria Cristina Kiehr traçou um repertório com uma idéia e um título. “Estrela da manhã ou o caminho sem retorno” traz em seu início e fim obras de compositores nórdicos. Começa com a obra do dinamarquês Christoph Ernest Friedrich Weyse (1774-1842) e encerra-se com uma peça do compositor sueco Ole Jacobsen (1872-1921). Entre estas músicas, obras de diversos compositores e períodos musicais: Knud Jeppesen, Jacques-Martin Hotetterre. Giovanni Baptiste Bovicelli, John Dowland, Zad Moultaka e, como não poderia deixar de ser, da compositora alemã do período medieval Hildegard von Bingen (1098-1179). Maria Cristina reservou ainda uma parte rara dedicada a compositores latino-americanos: obras do Folclore da Argentina e da Venezuela, além de uma “tonada” do comopositor venezuelano Ignazio Izcaray (1960).
A apresentação de Maria Cristina Kiehr tem ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Mais informações: 2118-5111. A master-class ocorre na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, às 19:30 horas do dia 12 de novembro, no Auditório Bento Mossurunga, na Rua Francisco Torres, 253.

Nenhum comentário:

Postar um comentário