terça-feira, 11 de novembro de 2014

Memória é tema da 40ª edição do jornal “Cândido”

Escritores, críticos e acadêmicos discutem os limites entre ficção e memória na edição de novembro do jornal “Cândido”, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. Em uma grande reportagem, os escritores Maria Valéria Rezende, Sérgio Sant'Anna e Silviano Santiago falam sobre como conceberam seus mais recentes livros, em que a memória é matéria-prima.
O legado do escritor francês Marcel Proust (1871-1922), um marco neste tema, também foi lembrado em texto da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Tânia Regina Oliveira Ramos. E o escritor Urariano Mota, que vive em Olinda (PE), escreveu um conto sobre memória a convite do Cândido.
A edição também abre espaço para outros conteúdos, como, por exemplo, uma entrevista com o jornalista Sérgio Augusto, que faz uma análise profunda a respeito do jornalismo no momento em que o espaço para cultura é cada vez mais reduzido e praticado por noviços.
A cantora e compositora Marina Lima é a personagem da seção Perfil do Leitor. Ana Paula Maia publica fragmento inédito de sua novela Desalma. Ademir Demarchi apresenta a antologia 101 poetas paranaenses, em dois volumes, publicada pela Biblioteca Pública do Paraná em novembro - e quatro autores incluídos nas coletâneas estão nas páginas do Cândido.
Na seção Cliques em Curitiba, Nego Miranda participa uma galeria de fotos baseada na obra de Dalton Trevisan.
O “Cândido” tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário