quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Salão Paranaense abre sua 65ª edição no mês em que completa 70 anos

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, às 17 horas, começa a 65ª edição do Salão Paranaense no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Compõem a mostra obras de 25 artistas, que apresentam uma diversidade de linguagens e de suportes, dos tradicionais aos inovadores e inusitados. Pinturas, gravuras, vídeos, instalações, fotografias, tridimensionais e outras manifestações presentes na produção contemporânea fazem parte desta edição.
Em 2014 foram recebidas 618 propostas e a seleção feita pelo comitê curatorial composto pelos profissionais Angélica de Moraes, de São Paulo, Fernando Bini e João Henrique do Amaral, ambos do Paraná. “O Salão Paranaense é um dos mais importantes eventos de reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Ele conseguiu acompanhar as transformações do universo artístico e manter-se atual ao longo de sete décadas. Sua longevidade e abrangência consolidam a missão de revelar talentos e abrir espaço para a apreciação da arte de qualidade”, afirma o secretario de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.
Além dos três artistas paranaenses selecionados, Rettamozo, Tom Lisboa e Fábio Follador, também integram o Salão 14 artistas de São Paulo, três do Rio Grande do Sul e artistas de Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro. São eles: Alice Shintani, Amanda Mei, Ana Calzavara, André Terayama, Andreia Falqueto, Bruno Borne, Bruno Moreschi, Erica Ferrari, Evandro Prado, Fernanda Valadares, Flávio Cerqueira, Gabriela Menezes, Gustavo Torres, Isis Gasparini, João Angelini, Marcelo Costa, Marcelo Tinoco, Patricia Osses, Péricles Mendes, Rosângela Dorazio, Túlio Pinto e Verônica S. Pereira.
Um dos principais e mais antigos salões de arte do Brasil ganha ares de celebração este ano. “Queremos, nesta data simbólica, homenagear a todos os que participaram nestes 70 anos de Salão Paranaense. A trajetória do Salão Paranaense está intrinsecamente ligada à história do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, pois grande parte de seu acervo foi formada com obras do Prêmio Aquisição, constituindo-se assim na mais importante coleção de arte do Estado”, comenta a diretora do Museu de Arte Contemporânea, Lenora Gomes de Mattos Pedroso.

Prêmio - Os 25 artistas selecionados no 65º Salão Paranaense receberão um prêmio de participação no valor de R$ 7 mil. Além disso, foram selecionados dois participantes para o prêmio aquisição, no valor de R$ 20 mil reais, cujas obras passam a integrar o acervo permanente do MAC. O anúncio dos vencedores do prêmio será feito um dia antes da abertura do Salão.

Salão - Criado em 1944, o Salão Paranaense é um dos mais antigos salões de arte promovidos no Brasil. Realizado pela Secretaria de Cultura do Paraná (SEEC), é abrigado pelo MAC desde 1970. Em 2005, tornou-se um evento bienal, ampliou sua área de abrangência e passou a premiar todos os artistas selecionados e convidados.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná está situado na rua Desembargador Westphalen, 16, Centro e a exposição pode ser visitada até dia 29 de março de 2015, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário