sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Maestro Roberto Tibiriçá e o pianista Cristian Budu à frente da OSP no Guairão

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná acontece este domingo (23), às 10h30, e traz a Curitiba dois talentosos músicos reconhecidos internacionalmente: Roberto Tibiriçá Cristian Budu (foto). O repertório é composto por duas obras, “Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op. 54”, de Robert Schumann e “Sinfonia n°2 em mi menor, Op. 27”, de Sergei Rachmaninoff.
Roberto Tibiriçá é considerado um dos melhores maestros brasileiros da atualidade, e já foi regente titular de diversas orquestras brasileiras. Em seus concertos apresenta sempre obras de interesse artístico e que agradam o público, preservando assim seu objetivo que é a formação de novas plateias.
Tibiriçá fala sobre a importância do concerto que traz duas grandes obras românticas e conta com a participação do jovem pianista Cristian Budu, o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça, uma das competições mais importantes do mundo. Ele interpretará o “Concerto para piano e Orquestra”, de Schumann. “É a obra mais expressiva e romântica e faz parte do repertório pianístico. É muito querida pelos pianistas, assim como as 2 sinfonias de Chopin”, afirma.
A segunda obra que compõe o repertório do concerto no domingo é a “Sinfonia n°2 em mi menor”, de Rachmaninoff. “O compositor escreveu apenas 3 sinfonias e essa é a mais conhecida e também muito romântica. O grande destaque desta obra, além da dificuldade técnica, é o terceiro movimento onde apresenta um solo de clarinete, que é sonho de todo o clarinetista tocar. É a oportunidade que ele tem de mostrar toda a sua musicalidade”, diz o maestro.

Solista – Cristian Budu toca com a Orquestra Sinfônica do Paraná pela primeira vez. Considerado um dos expoentes de sua geração, o jovem músico conquistou em 2013 o primeiro lugar do concurso Clara Haskil. Tem ainda em seu currículo, outros prêmios como o primeiro lugar no Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007), entre outros. Atualmente, morando em Boston, integra um quarteto especializado em choro e, recentemente, conquistou o Wild Card Ensemble Honors Competition do New England Conservatory.
Cristian está trazendo para o Brasil o projeto Grupmuse (www.groupmuse.com) que reúne musicistas e amantes da música em apresentações informais e gratuitas, em locais alternativos como residências. O objetivo é resgatar a tradição do sarau, além de divulgar e aproximar grupos de pessoas que gostam de música clássica.

Os ingressos para este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário