segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cleide Piasecki resgata texto apresentado há vinte anos

O projeto “O Teatro do Paraná em 3 Atos”, que busca resgatar textos dos autores paranaenses e preservar a sua história, terá mais uma apresentação nesta terça-feira (18), no Miniauditório do Teatro Guaíra. Desta vez, será a leitura do texto “Trecentina Scaramucio & Arlechino”, por Cleide Piasecki. O espetáculo começa às 19h30 e a entrada é franca.
Cleide Piasecki explica a importância desse projeto, que promove o resgate de textos de dramaturgos paranaenses. “Na época não tinha computador e as pessoas não tinham acesso aos textos como agora, através da internet, e as cópias nem sempre eram guardadas. Escolhi o primeiro texto de Trecentina, de 1994 porque lembro de sua apresentação no Teatro Novelas Curitibanas, com Enéas Lour e Mário Schoemberger”, diz Cleide. “Naquele ano também estavam em cartaz as peças “A Feia”, às 19 horas, e “O Vampiro e a Polaquinha”, às 21 horas, e à meia-noite era apresentada a Trecentina. Era um momento de encontro porque nós sempre assistíamos peça um do outro”.

VÍDEOS - Durante a leitura serão mostrados trechos de vídeos que ela conseguiu resgatar, nos quais aparecem Enéas Lour e Mário Schoemberger e o elenco de Trecentina. “O trabalho está sendo feito como na época, sem nenhuma pretensão, quando não se pensava em conseguir premiações, mas sim reunir os amigos e divertir o público”, explica Cleide.
A leitura é gravada, assim como depoimentos e histórias dos próprios autores realizada no final de cada apresentação. “Essa é uma maneira que o Teatro Guaíra encontrou de preservar e disponibilizar textos de dramaturgos em suas respectivas épocas”, diz Áldice Lopes, responsável pela coordenação de produção.

3 ATOS - O projeto “O Teatro do Paraná em 3 Atos” foi idealizado pelo Teatro Guaíra, com a mediação de Chico Nogueira. Foram realizadas 9 leituras desde o início deste ano, incluindo trabalhos de Eddy Franciosi, Manoel Carlos Karam, Edson Bueno, Paulo Biscaia, Mario Bortolotto, Raul Cruz e Glauco Flores de Sá Brito. O último texto da série será de Laerte Ortega, no dia 9 de dezembro e será apresentado pelo diretor Roberto Inocente.

A entrada no Auditório Glauco Flores de Sá Brito é gratuita em todos os eventos do ciclo. Alunos de teatro que comparecerem a 75% das leituras receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário