terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cantora lírica com atuação internacional em cartaz na Capela

A cantora lírica brasileira Gabriela Di Laccio, que vive em Londres desde 2001, é a atração da Capela Santa Maria Espaço Cultural, com o espetáculo “Drama – O Afeto Necessário do Barroco”. As apresentações acontecem às 20h de quarta (12) e quinta-feira (13), além de ensaio aberto gratuitamente ao público, às 15h desta terça-feira (11).
O concerto reúne no repertório árias e lamentos dos compositores Barbara Strozzi, Girolamo Frescobaldi, Giulio Caccini, Giovanni Felice Sances, Claudio Monteverdi, Jean-Baptiste Lully, Marc-Antoine Charpentier e Henry Purcell. No palco, Gabriela é acompanhada por Fernando Cordella (cravo), Thomas Jucksch (violoncelo barroco) e Guilherme de Camargo (guitarra barroca e teorba, um instrumento semelhante ao alaúde).
"Este projeto tem como objetivo explorar a importância da 'doutrina dos afetos' na música barroca: o conceito de que uma ideia musical não era somente uma representação de um afeto, mas sim a sua verdadeira materialização", explica Gabriela. A meta é analisar o drama individual vivido nas árias apresentadas e que são costuradas com a bela poesia de Petrarca. "Os estados emocionais de cada personagem são representados no seu sentido mais intenso, retratando as diferentes emoções e dilemas numa trajetória musical”, completa a soprano.
Gabriela Di Laccio mostra que a música pode e deve estar ao alcance de todos. A expressividade do seu canto, sua forte presença de palco e generosidade como artista transcendem as fronteiras tradicionais da música erudita. Em suas performances, a cantora combina música, poesia, iluminação e teatro, oferecendo ao público uma experiência única. A gaúcha é também fundadora da “Bravo Brazil” (www.bravo-brazil.com), instituição voltada à arrecadação de fundos para apoiar iniciativas brasileiras que, pela educação musical gratuita, auxiliem crianças em situações de risco. O projeto tem Adriana Calcanhotto como patrona.

Trajetória – Nascida no Rio Grande do Sul, Gabriela Di Laccio graduou-se em canto lírico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Ainda no Brasil, integrou a Camerata Antiqua de Curitiba, tendo atuado como solista em diversos concertos. Posteriormente, aperfeiçoou seus estudos com a soprano Jennifer Smith, no Royal College of Music of London (Inglaterra), onde fez pós-graduação em Performance de Ópera.
Com importantes apresentações no currículo, também exibe premiações como Peter Pears e Richard II, na categoria performance, além de ser contemplada, em 2013, com o prêmio Artista Clássica do Ano, da Air Europa Lukas Awards, no Reino Unido. Em fevereiro do mesmo ano, foi escolhida como artista do mês da prestigiada casa de concertos Handel House, em Londres, por sua performance com venda de ingressos esgotada no espetáculo “Handel’s Divas” (Divas de Handel).

As apresentações de Gabriela Di Laccio têm ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia), com pagamento somente em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário