segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Museu da Fotografia recebe a mostra “Horizontes Improváveis”

O Museu da Fotografia, espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe a partir desta terça-feira (25), a mostra “Horizontes Improváveis”. Realizada com o apoio do Fundo Municipal de Cultura - Edital de Ocupação de Espaços Museus, a exposição é composta por obras de "gif art" de artistas brasileiros e estrangeiros que exploram novas formas estéticas e novas possibilidades narrativas.
Segundo o curador da mostra, Tomás Von der Osten, a ideia é trazer a arte digital para um ambiente de museu, orientando-se assim com as principais tendências das artes contemporâneas e, portanto, abrindo novos rumos para o contexto das artes na cidade de Curitiba.
Entre os artistas estão Erdal Inci (Turquia), Max Capacity (Estados Unidos), Rick Silva (Estados Unidos), Kevin Weir (foto, Estados Unidos), Fong Qi Wei (Singapura), Richie Hull (Inglaterra), Eduardo Montelli (Brasil), Matthew DiVitto (Estados Unidos), Gustavo Daher (Brasil), Matthias Brown (Estados Unidos), Adam Ferriss (Estados Unidos), Samantha Harvey (Inglaterra), David Ope (Hungria), Paolo Ceric (Croácia).
Atividade complementar - Além da exposição o público também poderá acompanhar no dia 16 de dezembro, às 19h, a palestra "Apropriação e Remix no Ambiente Online" com Arthur Tuoto. A atividade pretende contextualizar as relações estéticas e políticas entre imagens encontradas e obras de arte, tendo como principal foco a internet. 

Sobre o palestrante - Arthur Tuoto desenvolve uma obra em constante trânsito entre o cinema e as artes visuais, partindo de apropriações, imagens encontradas e outros deslocamentos imagéticos, a obra do artista busca, por meio da ressignificação de materiais pré-existentes, novas possibilidades na linguagem audiovisual, além de questionar conceitos de propriedade intelectual e autoralidade. Já teve trabalhos expostos no Moscow Museum of Modern Art (Rússia), Museu Oscar Niemeyer (Brasil) e Kunstmuseum Bonn (Alemanha), integrou a Videonale 14 (Alemanha), Bienal de la Imagen en Movimiento (Argentina) e o 64º Salão Paranaense (Brasil). "Aquilo que fazemos com as Nossas Desgraças" (2014), seu primeiro longa-metragem, estreou na Mostra Aurora da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

A exposição “Horizontes Improváveis” pode ser visitada até dia 23 de fevereiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h; sábados e domingos, das 12 às 18h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário