quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Biblioteca Pública reúne em livro todos os contos de Newton Sampaio

A Biblioteca Pública do Paraná, por meio do núcleo de edições da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, acaba de publicar “Ficções”, de Newton Sampaio (1913-1938). O livro, que sai com o selo da Biblioteca Paraná, tem 230 páginas e é a primeira antologia que reúne todos os contos conhecidos de Sampaio, dos livros “Irmandade” (1938) e “Contos do Sertão Paranaense” (1939), além de textos de ficção publicados em jornais e também na revista “Joaquim”. “Ficções” será distribuído a todas as bibliotecas do Paraná e também poderá ser adquirido na BPP por R$ 20,00.
O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luís Bueno afirma, no texto de apresentação, que Newton Sampaio dedicou-se ao conto durante a década de 1930, período em que o romance era o gênero predominante na literatura brasileira. Bueno observa que, no primeiro texto crítico que escreveu, para o jornal curitibano “O Dia”, Sampaio já demonstrava conhecer com profundidade o conto. “Sampaio apresentava uma visão bastante clara do que seria um bom conto, além de demonstrar já àquela altura ter conhecimento consolidado sobre o conto brasileiro”, diz Bueno.
O diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Rogério Pereira, lembra que o conto é um dos gêneros literários mais praticados no Paraná e Newton Sampaio, um pioneiro no gênero. “A importância do legado de Sampaio é imensa e a BPP publica essa antologia para apresentar a ficção do escritor a todos os públicos, dos jovens aos que moram em outros Estados e ainda não conhecem a obra do escritor”, diz Pereira.
A prosa de Sampaio, com frases curtas, sem adjetivos, revelando a psicologia dos personagens a partir da ação, foi elogiada por grandes nomes da literatura brasileira. Dalton Trevisan, em texto publicado na revista “Joaquim”, afirmou: “O maior contista do Paraná foi um moço chamado Newton Sampaio”. Mario de Andrade, Wilson Martins e Marques Rebelo também se entusiasmaram com a ficção do paranaense, morto precocemente, com 24 anos. “Seu nome, não será esquecido. É um verdadeiro contista”, profetizou Rebelo.
Mais informações 3221-4917 ou 3221-4951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário