sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta concerto "Dança, Seresta e as Quatro Estações Portenhas"

A Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta, neste fim de semana, o concerto “Dança, Seresta e as Quatro Estações Portenhas”, com execução das obras “Quarteto de Cordas N.1”, de Osvaldo Lacerda (1927 – 2011); “Cuatro Estaciones Porteñas (Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla (1921 – 1992); “Divertimento para Cordas”, de Edino Krieger (1944); e “Mourão”, de César Camargo Guerra-Peixe (1914 – 1993) e Clóvis Pereira (1932). O espetáculo tem sessões às 20h desta sexta-feira (7), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (8), na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
A programação, sob a direção musical do violinista e “spalla” da orquestra, Winston Ramalho, integra a temporada 2014 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. Curitibano de nascimento, Winston Ramalho venceu vários concursos nacionais e internacionais, tendo sido aluno e assistente do consagrado professor e solista Tibor Varga, na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria).
Winston foi membro e violinista convidado de importantes orquestras brasileiras e estrangeiras, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena e Orquestra de Câmara de Viena, além de ter atuado, durante 2011, como “spalla” ensaiador da Camerata Antiqua de Curitiba. Também participou como professor de violino em edições da Oficina de Música de Curitiba.

O repertório – O “Quarteto de Cordas Nº1”, de Osvaldo Lacerda, foi composto em 1952 e estreou no mesmo ano, em São Paulo. A obra permite observar que a confluência de gêneros urbanos com a música de raiz tribal enquadra-se em moldes perfeitamente clássicos, em que o violoncelo dá voz a resquícios de percussão.
As “Cuatro Estaciones Porteñas”, também conhecidas como “Estaciones Porteñas’ ou “Quatro Estações de Buenos Aires”, são um conjunto de quatro composições de tango escritas por Astor Piazzolla, que foram originalmente concebidas e tratadas como diferentes composições em vez de uma suite, embora Piazzolla de vez em quando as tocasse juntas. Ao colocar o adjetivo “porteño”, referindo-se aos nascidos em Buenos Aires, Piazzolla dá uma impressão das quatro estações de Buenos Aires.
A obra “Divertimento para Cordas” integra o segundo período de criação do compositor Edino Krieger, caracterizado pela utilização de formas tradicionais, numa linguagem tonal-modal e de uma temática neoclássica com frequentes incursões por motivos de caráter brasileiro. O programa completa-se com “Mourão”, de César Camargo Guerra-Peixe e Clóvis Pereira, peça vinculada ao movimento artístico nordestino denominado Armorial. A palavra “mourão” refere-se a um dos vários tipos de cantoria usadas no nordeste, na qual os cantadores disputam quem tem maiores habilidades no verso e no improviso. Sua melodia foi composta originalmente por Guerra-Peixe para ser a vinheta de um programa de rádio que contava histórias de cangaceiros e, mais tarde, foi arranjada para orquestra de cordas por Clóvis Pereira, a pedido de Ariano Suassuna, sendo essa versão a mais conhecida.

A apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba desta sexta-feira (7), às 20h, apresentação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário), tem entrada franca; já a de sábado (8), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia) com pagamento somente em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário