segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Museu da Gravura recebe novas exposições

Novas exposições ocupam as salas do Museu da Gravura, no Solar do Barão, a partir desta terça-feira (25). O Museu apresenta as individuais de Maikel da Maia, Rodrigo Dulcio, Luiz Rodolfo Annes e Mayra Flamínio, além de uma coletiva de 30 artistas frequentadores dos ateliês do Museu e uma exposição de histórias em quadrinhos da Gibiteca de Curitiba. A inauguração será às 19h. No mesmo dia, a Loja da Gravura estará promovendo o “Verão na Loja”, com exposição e venda de gravuras, fotografias e desenhos (já emoldurados), objetos, camisetas, blocos de anotações, publicações e álbuns de gravura. Vários artistas estarão presentes.
A programação do Solar do Barão para este mês de novembro também inclui a realização da I Feira da Baronesa, no dia 29, das 10h às 18h. Trata-se de uma feira de arte dedicada à apresentação e comercialização de impressos e publicações de artistas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A feira é organizada por Guilherme Jaccon e Luana Navarro. Para este dia está programada, às 14h, na Sala Scabi, uma conversa com os artistas Regina Melim, Raquel Stolff e Ricardo Corona.
No dia 2 de dezembro, será aberta ainda a exposição “Rua da Amargura”, com gravuras de cordel de Francisco Zenio, pertencentes ao acervo do Museu. As exposições, selecionadas por meio do Edital de Ocupação de Espaços Expositivos dos Museus da Fundação Cultural de Curitiba, poderão ser visitadas até 22 de fevereiro de 2015.

Exposições

CAUSAS NATURAIS - Maikel da Maia
A exposição é composta por treze gravuras em metal e um texto, exercícios gráficos de produção de sentidos em jogos de atravessamentos entre texto e imagem (palavras cruzadas e gravura). Maikel da Maia é artista de Curitiba e desenvolve grande parte de sua obra nos ateliês do Museu da Gravura. Realizou exposições individuais e participou de coletivas em diversas localidades brasileiras. Foi um dos artistas contemplados pelo edital Bolsa Produção para Artes Visuais, 1ª edição, em 2007.

PLATAFORMA - Rodrigo Dulcio (foto)
Exposição individual de desenhos e escultura, abordando essas duas técnicas como suas principais vertentes poéticas, e o espaço como meio de criação. A mostra reúne uma série de desenhos de grande formato em guache e grafite sobre papel e uma escultura no pátio do Museu da Gravura. Projeto audacioso do artista que cria relações entre o desenho, a arquitetura e a escultura a partir do espaço de atuação da obra.

CABEÇA DE BRÓCOLI E A DESCOBERTA DO AMOR OU NOTAS SOBRE UM AMIGO QUE ESCAPOU DO AFOGAMENTO - Luiz Rodolfo Annes
Desenhos à mão, no computador e uma instigante animação que induz a participação do espectador ao reproduzir o ambiente dos videogames são os suportes da exposição, que reúne três vertentes da produção do artista: os desenhos digitais impressos em papel fotográfico de “O sussurro de Jo Jo Dog e Cara de Coxinha enquanto animais são usados em testes de cosméticos”, os desenhos à mão, nanquim sobre papel, da série “Ele baba no sonho”, e um vídeo interativo chamado “O homem permanecido”. A ironia e a presença da narrativa conectam essas três séries. “Ela aparece sempre de forma entrecortada, não linear. O que orientou a escolha dos trabalhos que apresento no Solar do Barão foi a narrativa, que sempre esteve presente em meu trabalho, que tem ligação forte com a literatura”, explica o artista.

GIBIS QUE NÃO FORAM PRA GRÁFICA - Key Imaguire Júnior - Curador e pesquisador
A exposição reúne desenhos e quadrinhos originais de vários autores que não chegaram a ser impressos. Foram feitos principalmente quando esses artistas começaram a produzir seus próprios gibis, na adolescência, numa fase anterior ao da profissionalização. “Essa produção, feita em horas surrupiadas à escola ou às peladas com a turma, acaba sobrevivendo por motivos afetivos e documentais – talvez, uma compensação afetiva pelo trabalho que custou. Como lembrança de outros tempos, outras situações, outras idéias. Alguém poderia chamar esses gibis de imaturos, prefiro chamá-los de puros”, diz Key Imaguire, o organizar do mostra.

AMÉLIA - Mayra Flamínio
Exposição individual que une fotos e textos para mostrar observações da vida cotidiana através do trabalho de uma faxineira em casas de desconhecidos. A exposição foi selecionada pelo edital Corrente Cultural 2014.

INTERCÂMBIO DE PORTFOLIO - 30 artistas frequentadores dos ateliês do Museu da Gravura
Exposição coletiva de gravuras

VERÃO NA LOJA - Participação de diversos artistas
Exposição e venda de gravuras, fotografias e desenhos (já emoldurados), objetos, camisetas, blocos de anotações, publicações, álbuns de gravura. No dia da abertura vários artistas estarão presentesna Loja da Gravura.

I FEIRA DA BARONESA - Participação de diversos artistas
Feira de arte dedicada à apresentação e comercialização de impressos e publicações de artistas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Organização de Guilherme Jaccon e Luana Navarro – Sala do Lustre. Às14h, na Sala Scabi, conversa com os artistas Regina Melim, Raquel Stolff e Ricardo Corona

RUA DA AMARGURA - Francisco Zenio
Exposição de gravuras de cordel – as obras pertencem ao acervo do Museu da Gravura

As exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário