quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cinemateca exibe clássicos americanos da década de 1930

Em agosto, o Cineclube da Cinemateca de Curitiba exibirá aos sábados filmes americanos da década de 1930. Com o advento do som, a época presenciou uma revolução na produção cinematográfica mundial e, principalmente nos Estados Unidos, são consolidados os grandes estúdios e consagrados astros e estrelas em Hollywood como Cary Grant, Greta Garbo, Tyrone Power, Henry Fonda, entre outros. A entrada é franca.

Cineclube - Para manter vivo o interesse pelo cinema como arte e ampliar o público do espaço, a Fundação Cultural de Curitiba promove desde abril de 2014 o Cineclube da Cinemateca. Organizado pelo Coletivo Atalante, um grupo independente que há dois anos desenvolve atividades em diferentes áreas culturais.

CINEMA AMERICANO DOS ANOS 30

Dia 8, 16h
A QUERIDINHA DO VOVÔ (“Wee Willie Winkie”, 1937/USA, 100’) - de John Ford, com Shirley Temple, Victor McLaglen, C. Aubrey Smith, June Lang, Michael Whalen, Cesar Romero, Constance Collier, Douglas Scott.
Baseado em um conto de Rudyard Kipling, o filme conta a história da garotinha Priscilla, que vai morar em um forte britânico na Índia, comandado por seu avô. Decidida a se tornar um soldado e a negociar a paz, ela encanta até mesmo aos inimigos.

Dia 15, 16h
NINOTCHKA (“Ninotchka”, 1939/USA,110’) - de Ernst Lubitsch, com Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire, Bela Lugosi, Sig Ruman, Felix Bressart, Gregory Gaye, Rolfe Sedan, Edwin Maxwell.
Nina Yakushova (Greta Garbo), comissária do governo soviético, é mandada a Paris para averiguar o comportamento de três representantes do governo que têm como missão negociar uma jóia. Aos poucos sucumbe ao capitalismo e a Leon d'Algout (Melvyn Douglas), um galanteador francês que está apaixonado por ela.

Dia 22, 16h
CUPIDO É MOLEQUE TEIMOSO (“The Awful Truth”, 1939/USA, 91’) – de Leo McCarey, com Cary Grant, Irene Dunne, Ralph Bellamy, Alexander D'Arcy, Cecil Cunningham, Molly Lamont, Esther Dale, Joyce Compton.
Casal resolve se divorciar por implicância e, enquanto corre o processo na justiça, cada um começa a namorar com outra pessoa, com o objetivo único de provocar ciúmes e chamar a atenção alheia.
Direção:

Data: 29, 15h
JESSE JAMES (“Jesse James”, 1939/USA, 106’) - de Henry King, de Tyrone Power, Henry Fonda, Nancy Kelly, Randolph Scott, John Carradine.
Épico do Western que conta a história do famoso fora-da-lei Jesse James e seu irmão Frank. Suas vidas são mostradas desde a juventudex no Missouri como garotos de fazenda, até a trajetória de assaltos a trens pagadores e bancos. Mesclando ficção e realidade, este retrato de um dos bandidos mais famigerados do mundo conta com toques de suspense e romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário