Curitiba está entre as dez cidades mais
agradáveis para se andar de bicicleta, segundo uma lista feita pelo site
norte-americano Mother Nature Network (MNN), que publica notícias e textos
relacionados ao meio ambiente e questões de responsabilidade social.
A capital paranaense é única cidade
latino-americana a ser relacionada pelo site. As outras são Portland (Estados
Unidos), Minneapolis (Estados Unidos), Copenhague (Dinamarca), Amsterdã
(Holanda), Perth (Austrália), Kyoto (Japão), Kaohsiun (Taiwan), Berlim
(Alemanha) e Montreal (Canadá).
A seleção levou em consideração
diversos fatores, como a qualidade da infraestrutura para bicicletas e o respeito
dos motoristas em relação aos ciclistas. Para Curitiba, o MNN destaca o Plano
Estratégico Cicloviário da atual gestão para unir os parques urbanos através de
vias cicláveis, a construção de bicicletários em terminais de ônibus e a lei
municipal que destinou 5% das áreas residenciais e comerciais para
estacionamento de bicicletas e motos.
A gestão do prefeito Gustavo Fruet
criou mecanismos para favorecer o deslocamento cicloviário com segurança,
promovendo o uso da bicicleta como um modal de transporte e oferecendo mais uma
opção de deslocamento para a comunidade. Com essa medida, a Prefeitura reforça
a ideia de multimodalidade que está sendo implantada na cidade e que também
privilegia o transporte público.
Desde 2013, Curitiba recebeu 76,96
quilômetros de novas estruturas cicloviárias, com destaque para o projeto da
Via Calma, implantado inicialmente na Avenida Sete de Setembro, e a criação das
ciclorrotas Portão-PUC e Nossa Senhora da Luz, além das novas ciclovias
implementadas na Avenida das Torres e na Linha Verde Norte e Sul. Isto
corresponde a mais da metade da rede existente anteriormente, de 127 km,
executada ao longo de 35 anos.
“O Plano Estratégico Cicloviário traz a
humanização dos espaços públicos, atendendo os anseios da população que tem na
bicicleta um meio de locomoção para o trabalho, estudo e lazer, ou, ainda, a
utiliza para a prática desportiva. Outra premissa fundamental é tornar o
ciclista visível para as pessoas, em especial para os motoristas”, diz o
presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Sérgio
Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário