sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aldeia indígena de Curitiba luta para preservar cultura

A maior preocupação das 35 famílias indígenas que vivem na aldeia urbana Kakané Porã, no Campo de Santana, é manter viva a cultura, em especial a língua caingangue. “Desta maneira nós não perdemos a nossa identidade, mesmo vivendo há vários anos dentro de uma metrópole”, afirma Rosana Salete Rodrigues, moradora local responsável por ministrar aulas do idioma nativo para as 63 crianças da aldeia.
Em Kakané Porã vivem descendentes de três diferentes etnias -  são quatro famílias de guaranis, quatro de xetás e 27 de caingangues. Em dezembro de 2008, eles foram transferidos para o empreendimento construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) após viverem por seis anos em condições precárias no Parque Cambuí, próximo a São José dos Pinhais.
Adaptados à vida em meio urbano, os índios lutam para preservar suas tradições. “Todos os índios que vivem aqui trabalham em empresas, temos pedreiros, metalúrgicos, motorista, padeiro. Usamos carros, motos, roupas da cidade, já estamos acostumados com a cultura do homem branco. Mas não podemos esquecer das raízes, porque senão elas acabam se perdendo e não queremos apagar a nossa história”, ressalta o cacique da aldeia, Carlos Luis dos Santos, 49 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário