segunda-feira, 15 de abril de 2013

Governador Beto Richa anuncia 10 novas Bibliotecas Cidadãs no interior do Paraná

O governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), irá construir mais 10 Bibliotecas Cidadãs em 2013. O anúncio foi feito pelo governador Beto Richa durante o encontro com os novos gestores municipais de cultura do Paraná, realizado nesta segunda-feira (15). Os municípios de Adrianópolis, Alto Paraíso, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Lunardelli, Mariluz, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jorge do Patrocínio e Tibagi receberão as bibliotecas. O custo total das obras é de R$ 5 milhões.
O critério de escolha destes municípios foi o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 95 municípios que ainda não receberam o projeto. As novas Bibliotecas Cidadãs irão somar às outras 300 já existentes, sendo que 100 foram inauguradas nos últimos dois anos. 
Para montar uma Biblioteca Cidadã, o governo do Estado constrói a estrutura da sede em terreno oferecido pela prefeitura da cidade atendida. Os equipamentos também são adquiridos pelo Estado, assim como a qualificação pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná.
Esta ação conjunta estreita ainda mais a importante parceria entre estado e municípios. O custo aproximado de cada Biblioteca Cidadã é de R$ 500 mil, valor que compreende obra, equipamentos, mobiliários e acervo literário de aproximadamente duas mil obras.
O projeto Biblioteca Cidadã é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as secretarias de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística, por meio da Paraná Edificações, e tem como objetivo levar literatura e acesso à internet para mais próximo dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário