quarta-feira, 10 de abril de 2013

Orquestra de Câmara de Curitiba usa a música para descrever países

A Orquestra de Câmara de Curitiba preparou um passeio auditivo para este fim de semana, com o espetáculo “Música da terra, a música descrevendo um país”, dentro da temporada 2013 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa estão obras do russo Kara Karayev, do norte-americano Aaron Copland, do tcheco Leos Janacék e de Alexandre Brasolim, paulista radicado em Curitiba, que também é o comentarista do concerto, além de responsável pela direção musical.
As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (12), na Igreja Batista do Cajuru, com entrada franca, e às 18h30 de sábado (13), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). Antecede a sessão na Capela a palestra de Alexandre Brasolim, que tem início às 17h45. A proposta da Fundação Cultural de Curitiba de introduzir breves comentários de especialistas nos concertos da Camerata Antiqua, Orquestra de Câmara e Coro da Camerata tem por objetivo permitir ao público melhor apreciação da produção de grandes compositores.
A Orquestra de Câmara ainda oferece mais uma oportunidade para participar desta viagem musical, abrindo as portas da Capela Santa Maria para o ensaio geral do concerto, às 10h de quinta-feira (11), com entrada franca.

O palestrante - Alexandre Brasolim é natural de São Paulo e vive em Curitiba desde 1993. Começou seus trabalhos musicais muito cedo, aos dez anos de idade, quando já estudava composição, regência, arranjo e orquestração. Após um ano de constantes estudos, passou a se dedicar também à flauta, música barroca e violino.
Participou de vários cursos e festivais dentro e fora do Brasil, entre eles o Festival de Campos do Jordão, encontros de orquestras de São Paulo, edições da Oficina de Música de Curitiba e o Primeiro Encontro Latino-americano de Orquestras, Críticos e Regentes, em La Plata (Argentina).
Convidado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Alexandre representou o Brasil no Festival de Orquestras das Américas, em San Juan (Porto Rico), onde foi concertino da orquestra do festival. Desde 1985 tem se dedicado a compor, arranjar e orquestrar obras para as mais diferentes formações instrumentais, desde pequenos grupos até grandes bandas e orquestras completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário