quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um triângulo amoroso dos diabos na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 21 de abril, o espetáculo “Cabaret Luxúria”, a história de um excitante triângulo amoroso, que se desenrola no universo quente e erótico do Inferno. A peça tem sua trilha sonora executada ao vivo. O projeto contempla ainda uma oficina sobre estruturas do teatro musical e criatividade, com inscrições gratuitas.
Tendo como pano de fundo um cabaré no Inferno, o texto narra as aventuras das personagens Lilith, Mephisto e Justine, por meio do que a autora chama de cliclo da paixão. Primeiro, o frio na barriga, os medos e as curiosidades; depois, a entrega ao prazer e, por fim, o sofrimento e as conseqüências da paixão. A harmonia entre Lilith e Mephisto, seu parceiro espiritual e lado masculino da entidade diabólica, é abalada pela entrada em cena de Justine. Tomado pelo desejo e pelo prazer ele se envolve com a jovem.
Com direção de Helen Helene, direção musical de Pedro Paulo Bogossian, arranjos de Guilherme Terra, e luz de Guilherme Bonfanti, o espetáculo tem cenários e figurinos criados por Theodoro Cochrane, inspirados no universo burlesco. Em cena, são 15 músicas interpretadas ao vivo pela Banda das Perdidas, formada por cinco instrumentistas (piano, trombone, bateria, contrabaixo acústico) - um dos charmes da encenação. Além de tocar, elas interpretam as diabinhas assistentes de Lilith, também presas no Inferno.
Mephisto é o único homem em cena, entre 7 mulheres, e ganha, portanto, a responsabilidade de salientar diversas vertentes masculinas em sua personagem. Em cena, ora é ingênuo, apaixonado e sedutor, mas ora cafajeste e violento. Com toques bem humorados, o espetáculo chama atenção em cenas como “Marketing do Inferno”, onde há interação com a plateia, e “Carrossel Internacional”, sobre as desculpas que os homens usam quando seus casos extraconjugais são revelados.
A peça se desenrola ao som de clássicos de Cole Porter, Gershwin e Kurt Weill, mesclados a canções de Brecht e Jeff Buckley, e trilhas de filmes, como “O Último Tango em Paris” e “9 Semanas e ½ de Amor”, sendo algumas traduzidas para o português. O repertório inclui também “Atrás da Porta” (Chico Buarque), “O Meu Sangue Ferve por Você” (imortalizada na voz de Sidney Magal), e versões de Cláudio Botelho para “Lorelai” (Gershwin) e “Cell Block Tango” (Fred Ebb e John Kander).

As apresentações de “Cabaret Luxúria” acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e clientes Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário