sexta-feira, 12 de abril de 2013

Elementos naturais dialogam em mostra no Centro de Criatividade

Terra, pedras, água, plantas e luz foram os elementos escolhidos pelo artista Juan Parada para criar instalações que tomam conta da sala de exposições do Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço), na mostra “O Espaço Simbiótico”. Com abertura marcada para este sábado (13), às 15h, a mostra poderá ser apreciada até o dia 26 de maio de 2013, com entrada franca. 
Resultado de uma pesquisa tridimensional, a exposição também conta com objetos em cerâmica, resina e metal, em diálogo com a arquitetura do local. Os trabalhos apresentam uma espécie de sistema, criando uma relação de influência e interatividade entre as peças, o espaço e os elementos vivos – que aparecem de forma processual, em constante transformação. A proposta do artista é sugerir efemeridade e transitoriedade, estabelecendo um vínculo vantajoso entre os componentes da obra.

Linguagens diversas - Nascido em Curitiba (1979), onde vive e trabalha, Juan Parada é formado em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap, e expõe seus trabalhos desde 1997. Iniciou pesquisas com cerâmica em 2003 e foi um dos membros fundadores do coletivo Interluxartelivre (2002 a 2011), que agitou o meio artístico da capital paranaense.
A arte e o talento de Juan Parada materializam-se em instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. O artista desenvolve pesquisas sobre relações de tempo-espaço e diálogos arquitetônicos, experimentando diferentes linguagens das artes plásticas.  Cruzando diversos campos, como o design, a botânica e a arquitetura, a atuação de Juan Parada gera trabalhos que sugerem impermanência e instabilidade, contendo situações paradoxais.
Suas obras ocupam circuitos próprios e também espaços institucionais, como galerias e museus. Entre as mostras recentes estão a exposição coletiva “Abre Alas”, na galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro, em 2013; o projeto “A Memória da Matéria”, contemplado pelo edital Bolsa Produção 5 do Fundo Municipal da Cultura e apresentado no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, em 2012; e a exposição “O Estado da Arte”, realizada com o coletivo Interluxartelivre, no Museu Oscar Niemeyer - MON, em 2010. 

As exposições do Centro de Criatividade de Curitiba (rua Mateus Leme, 4.700, Parque São Lourenço) estão abertas à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h; sábados e domingos, das 8h30 às 16h, com entrada franca. Para saber mais: juanparada.wordpress.com ou flickr.com/photos/paradavisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário